sábado, 9 de maio de 2009

O ensino na Idade Média

Para muita gente, a Idade Média foi um período de trevas, era de ignorância, onde só viviam pessoas bárbaras e sem instrução alguma. Mas será que foi assim? O professor Orlando Fedeli, da Associação Cultural Montfort explica se isso é mesmo verdade:
É incrível que professores universitários se atrevam a mentir dessa maneira, porque suponho que eles não sejam ignorantes. Se não fosse a Idade Média eles não seriam professores, e professores de Universidades! Pois quem fundou as Universidades foi a Igreja exatamente na Idade Média. (...)
Em Salerno, no sul da Itália, surgiu a primeira faculdade de Medicina. Depois, surgiu a Universidade de Bolonha na qual se estudava inicialmente o Direito. Em Paris nasceu a Sorbonne, na qual ensinaram Santo Alberto, o Grande, São Tomás de Aquino e São Boaventura, entre outros. A Sorbonne ficou famosa como a principal Universidade em Teologia e Filosofia. Em Orleans, a Faculdade se notabilizou no Direito Civil, enquanto em Toulouse se destacaram os estudos médicos. Em Montpellier os estudos de Medicina alcançaram alto nível, rivalizando com Salerno. Havia ainda, na França, Faculdades em Angers, Cahors, Gray e Avignon. No século XIII as universidades se espalharam por toda a Europa. Na Inglaterra, Oxford e Cambridge. Na Itália, fundaram-se universidades em Vicenza, Reggio, Arezzo, Padua, Nápoles, Treviso, Pavia, Piacenza, além de Bologna e Salerno, que já citei antes.Em Roma, Siena, e Piacenza tiveram as suas Faculdades. Peruggia se orgulhava de ter uma universidade com muitas Faculdades no século XIV. Havia universidades em Praga, em Colonia, Na Espanha, fundaram-se universidades em Lérida, Huesca, Salamanca, Palencia, Valladolid. Em Portugal, tivemos a nossa famosa Coimbra. No século XIV fundaram-se universidades em Heidelberg, Viena, Leipzig, Koppenhagen, Rostock, Crakow e Erfurt. Na Hungria nasceram as Universidades de Budapest e Pecz. Na Escócia, surgiram universidades em Glaskow e Aberdeen. Por toda a parte havia Universidades, e o número de estudantes era imenso, e, proporcionalmente maior do que em muitos países, hoje. (...)
Quando São Bernardo foi debater com o famoso Abelardo em Sens, multidões de estudantes se deslocaram para assistir a discussão. Certa vez, há mais de quarenta anos, li um artigo de Jean Cau que cito de memória e não ipsis litteris: "Foi a Idade Média "analfabeta" que produziu Dante e a Divina Comédia, e foi Portugal "ignorante" que produziu Camões (já na Idade Moderna)". Jean Cau debochava dos ignorantes professores do século XX que acusam a Idade Média de não saber ler e de que a Igreja mantinha o povo na ignorância. (...) Desde tempos imemoriais, nas Abadias e nas igrejas paroquiais, havia escolas para os monges e para o povo. Ainda no século XIII, em 1215, o IV Concílio de Latrão estabeleceu que em cada Catedral houvesse uma escola de gramática. O Papa Honório III, sucessor de Inocêncio III determinou que o Bispo que não tivesse estudado a Gramática de Donato devia ser deposto (Cfr. James J. Walsh, The Thirteenth, Greates of Centuries, Catholic School Press, NewYork, 1929, p.30). É bem conhecido o impulso que Carlos Magno deu às escolas e aos estudos, desde o século VIII e IX. Nas Abadias, foram os monges que preservaram toda a cultura greco-romana, copiando página a página, linha a linha os autores clássicos. Se a cultura clássica chegou até nós, isso se deve à Igreja Católica através dos monges beneditinos. Além disso, os monges copiaram as obras patrísticas, acumulando um tesouro inestimável de cultura. Evidentemente, livros copiados à mão eram caros e raros. Não se conhecia o papel e a imprensa. Mas todas as Abadias, Mosteiros e conventos tinham as suas bibliotecas. Livros eram caros, e muitos eram copiados em letras de ouro e com ricas iluminuras.Estes livros mais caros eram, por vezes acorrentados nas estantes para evitar roubos. Daí a lenda das Bíblias acorrentadas que deviam ser lidas no local das bibliotecas sem poderem ser retirados delas. Mas havia um sistema de empréstimo de livros para consultas. Houve uma determinação de um Concílio de Paris, em 1212, sobre o empréstimo de livros como obra de caridade (cfr. Joan Evans, The Fowering of the Middle Ages, Thames and Hudson, London,1966 pp. 193-195)
Você bem vê, meu caro Paulo, como é falsa a alegação da ignorância da Idade Média. (...)
Agora é com você!!!
Quais foram as primeiras universidades a serem criadas?

6 comentários:

  1. Promover a implantação de universidades é bem diferente de promover o livre pensamento. A Igreja históricamente sempre apoiou a divulgação de suas idéias e resistiu a divulgação daquelas contrárias a sua doutrina. A mesma igreja que implementou universidades condenou inúmeros cientistas e pensadores durante a inquisição.

    ResponderExcluir
  2. Eu me atrevo a dizer que: no meio do lodo pode vir a desabrochar a "Flor de Lotus". Assim foi a "Idade Média", a dificuldade como em muitos aspectos da vida foi necessária para construir notáveis pensadores e com isso seres humanos que não aceitavam a conjuntura social daquela época.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é muito bom!!!!
    Isso mesmo, minha professora fala que nao antiguidade nao tinha ensino
    Agura posso falar para ela que na idade média tinha ensino simmm

    obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  4. Ao ler o comentário acima descrito, vem-me á mente levantar algumas ideias, e outros factos, que demonstram a falta de rigor histórico no nosso comentarista.
    A primeira coisa é: a inquisição acolhia casos religiosos, daí se chamar tribunal eclesiástico.
    portanto é normal exercer a sua função, em matéria de moral.( o mesmo acontece com os nossos tribunais hoje em dia, cada um para um assunto especifico)
    Quando ouvimos dizer que a inquisição condenou um cientista, não foi por ter este feito alguma descoberta cientifica, mas sim por contestar a doutrina, escritos, mandamentos.
    o caso mais famoso, foi Galileu, que foi condenado não por ter descoberto o heliocentrismo, mas por defender que os escritos da bíblia, não deviam ser considerados como verdadeiros.
    Insinuar que a igreja condena a ciência é próprio de quem não se aprofunda no que estuda, pois provas temos imensas podemos ver isso com a reforma do calendário pelo Papa Gregório, calendário hoje que é usado pelo mundo inteiro.
    Hoje em dia as universidades propagam ideias, completamente contrarias á igreja católica sem fundamento absolutamente nenhum, e ninguém contesta. será isso algum factor importante?

    ResponderExcluir
  5. meeeeu muiito leegal isso :_)
    tireei no trabalho '--------------'
    obriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigada <3

    ResponderExcluir
  6. tirei no trabalho 2,5 por que valia 2,5 so eu tirei a noda alta por cccccausa desssse texto obrigada

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI