Nossa história é também feita por diferentes saberes e sabores que identificam os vários povos espalhados pelo Brasil. É como um quebra cabeça, formado de pequenas peças diferentes que, juntas, formam a cara do povo brasileiro. Ou seja, cada povo tem um jeito de ser e viver conforme seu ambiente e sua História, construída e reconstruída ao longo do tempo.
Preservar significa guardar na memória, conservar e respeitar estas marcas que compõem nossas manifestações culturais. Mas o que são essas "marcas"?
Elas não podem ser tocadas, mas podem ser percebidas e sentidas com o coração. É o caso da capoeira, de ofícios tradicionais como o artesanato, das festas dos padroeiros como a de Santo Antonio em Barbalha (aquela do Pau da Bandeira), ou mesmo de lugares de sociabilidade, como a Feira de Santana na Bahia. isso tudo também faz parte de nosso patrimônio cultura, mas por não poderem ser tocadas como se toca um objeto qualquer, são chamadas de Patrimônio Cultural Imaterial.
O Patrimônio Cultural Imaterial de um povo tem grande importância porque fortalece os elos de uma corrente cultura.
Devido a este patrimônio ser dinâmico, há dificuldades em aceitar, suas constantes trasformações e adaptações, pelos setores mais tradicionais, que defendem seu congelamento. E então? É caracteristico deste tipo de patrimônio acompanhar o tempo ou deve permanecer inalterado?
Olá! agora deu pra entender direito...pois a prof. falando não deu pra entender nada... muito obg pela explicação!
ResponderExcluirNoooosa agr pude entender que cultura imaterial sao coisas qe nao tocamos mas sentimos com o coraçao. Obg
ResponderExcluirDevido a este patrimônio ser dinâmico, há dificuldades em aceitar, suas constantes trasformações e adaptações, pelos setores mais tradicionais, que defendem seu congelamento. E então? É caracteristico deste tipo de patrimônio acompanhar o tempo ou deve permanecer inalterado?
ResponderExcluiragora eu entendi o q é patrimonio histórico IMATERIAL, é algo q n tocamos tipo umaa........ musica !!!!
ResponderExcluir