A Formação da Idade Média
Olá, alunos, tudo bem?
Vamos começar nossa viagem visitando o mundo medieval... Você já deve ter ouvido falar da Idade Média por intermédio de filmes, desenhos animados, histórias em quadrinhos ou mesmo da literatura infanto-juvenil... Quem nunca ouviu falar em Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda? Quem não se impressionou com histórias de bruxas, feiticeiras e rainhas, cujas façanhas nos dão lições sobre o bem e o mal? Pois é... Essas e outras histórias foram inspiradas no modo de viver das sociedades do Período Medieval.
As invasões bárbaras mudaram o mapa da Europa
Com o declínio do Império Romano, formou-se na Europa uma sociedade extremamente feudal. Do século V ao século XV os europeus viveram a Idade Média.
No século V d. C., a cidade de Roma foi tomada, roubada e incediada por mais uma onda de invasores bárbaros. Aquilo soava como um golpe final num estado que tinha vivido séculos magníficos de poder e glória.
Vários foram os povos que atacaram Roma, entre eles: visigodos, suevos, francos, ostrogodos, lombardos, eslavos, saxões, anglo-saxões, bretões, alamanos, vândalos e búrgundios.
O mundo feudal
A base da economia era um modo de produzir chamado feudalismo. Na Europa feudal, a maioria das pessoas viviam no campo e eram servas, obrigadas a pagar tributos para os senhores feudais (nobres).
Os trabalhos agrícolas constituíam a principal atividade desenvolvida pelos homens medievais. terras férteis, ferramentas e técnicas adequadas, mão-de-obra abundante e clima favorável eram garantias de propriedade ou, pelo menos, de sobrevivência para essas sociedades humanas.
A sociedade medieval estava dividida em três grupos sociais:
1ª Ordem: Clero - Eram responsáveis por orar pela salvação das almas.
2ª Ordem: Nobreza - Eram responsáveis por administrar o feudo e cuidar das atividades militares.
3ª Ordem: Servos - A esses cabia a função de trabalhar na agricultura para sustentar o clero e a nobreza.
Agora é sua vez...
"Aqui embaixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham." Como você interpreta essa frase do século XI, proferida por Aldaberon, bispo de Laon?
Olá ,
ResponderExcluirestava fazeendo uma pesquisa escolar a respeito da frase de Laon pois venho aqui dar minha opinião sobre a frase : penso que esta atribuida ao feudalismo, a qual os "de baixo" são atribuido aos servos, que batalham por dignidade, sobrevivência e terras ao fazer o trabalho agricola pesado afim de sustentar o clero e a nobreza , já que este é seu trabalho na sociedade feudal .
se estou redigindo uma ideia sem fundamento por favor discutam a respeito ;)
Brigadãao !
acho que ele se refere ao servo, que sem nada que pudesse mudar de vida eram muitos apegados em Deus, pois era uma forma de esperança... a unica que restavam a eles.
ResponderExcluireles foi divido feliz por sua contar
Excluir