quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Formação da Idade Média

Olá, alunos, tudo bem?

Vamos começar nossa viagem visitando o mundo medieval... Você já deve ter ouvido falar da Idade Média por intermédio de filmes, desenhos animados, histórias em quadrinhos ou mesmo da literatura infanto-juvenil... Quem nunca ouviu falar em Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda? Quem não se impressionou com histórias de bruxas, feiticeiras e rainhas, cujas façanhas nos dão lições sobre o bem e o mal? Pois é... Essas e outras histórias foram inspiradas no modo de viver das sociedades do Período Medieval.
As invasões bárbaras mudaram o mapa da Europa Com o declínio do Império Romano, formou-se na Europa uma sociedade extremamente feudal. Do século V ao século XV os europeus viveram a Idade Média.

No século V d. C., a cidade de Roma foi tomada, roubada e incediada por mais uma onda de invasores bárbaros. Aquilo soava como um golpe final num estado que tinha vivido séculos magníficos de poder e glória. Vários foram os povos que atacaram Roma, entre eles: visigodos, suevos, francos, ostrogodos, lombardos, eslavos, saxões, anglo-saxões, bretões, alamanos, vândalos e búrgundios.

O mundo feudal

A base da economia era um modo de produzir chamado feudalismo. Na Europa feudal, a maioria das pessoas viviam no campo e eram servas, obrigadas a pagar tributos para os senhores feudais (nobres).
Os trabalhos agrícolas constituíam a principal atividade desenvolvida pelos homens medievais. terras férteis, ferramentas e técnicas adequadas, mão-de-obra abundante e clima favorável eram garantias de propriedade ou, pelo menos, de sobrevivência para essas sociedades humanas.

A sociedade medieval estava dividida em três grupos sociais:

1ª Ordem: Clero - Eram responsáveis por orar pela salvação das almas.

2ª Ordem: Nobreza - Eram responsáveis por administrar o feudo e cuidar das atividades militares.

3ª Ordem: Servos - A esses cabia a função de trabalhar na agricultura para sustentar o clero e a nobreza.

Agora é sua vez...

"Aqui embaixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham." Como você interpreta essa frase do século XI, proferida por Aldaberon, bispo de Laon?

3 comentários:

  1. Olá ,
    estava fazeendo uma pesquisa escolar a respeito da frase de Laon pois venho aqui dar minha opinião sobre a frase : penso que esta atribuida ao feudalismo, a qual os "de baixo" são atribuido aos servos, que batalham por dignidade, sobrevivência e terras ao fazer o trabalho agricola pesado afim de sustentar o clero e a nobreza , já que este é seu trabalho na sociedade feudal .
    se estou redigindo uma ideia sem fundamento por favor discutam a respeito ;)
    Brigadãao !

    ResponderExcluir
  2. acho que ele se refere ao servo, que sem nada que pudesse mudar de vida eram muitos apegados em Deus, pois era uma forma de esperança... a unica que restavam a eles.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI