quarta-feira, 13 de maio de 2009

PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL

O patrimônio material é o conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que têm um valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.

O patrimônio histórico no Brasil é regulado e protegido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que surgiu em 1937 com o objetivo de registrar (tombar) e conservar os bens históricos.

Antes, eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a homens com poder ou à tradição da civilização católica e européia, implantada pelo colonizador português. Os bens tombados geralmente eram Igrejas, construídas com ouro extraído das minas ou prédios ligados às instituições públicas: câmaras municipais, cadeias e casas de autoridades (padres, prefeitos, comerciantes).

Hoje a visão que temos sobre o patrimônio material já está mais ampliada, o estudo da história também está se preocupando em manter acesa a lembrança de pessoas comuns e dos modos de vida de camponeses e trabalhadores. Assim, por exemplo, um meio de transporte como o trem é um bem material que pode nos falar sobre o crescimento econômico e a formação de cidades por onde passam estradas de ferro. Podemos falar também das casas de farinha, vilas operárias, senzalas e objetos da cultura indígena como armas, adornos ou cerâmicas, produzidos por nossos antepassados.

15 comentários:

  1. Oi eu gostei da explicação

    ResponderExcluir
  2. adorei a explicação agora da pra entender bem melhor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!

    Bela definição de patrimonio historico material!

    Continue com esse blog, pois do mesmo jeito que ele me ajudou irá ajudar outros!=D

    OBS: Só falta patrimonio historico imaterial, né?

    ResponderExcluir
  4. poxa amei tudo vlw aí

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!
    Agora meu trabalho sai!!!!!!
    Cotinue assim!

    ResponderExcluir
  6. Acesse matéria que fala de importante vitória da cidadania, em defesa da preservação do patrimônio histórico e da cultura, SENTENÇA PROCEDENTE EM AÇÃO POPULAR. ACessar em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/04/acao-popular-julgada-procedente-materia.html

    ResponderExcluir
  7. nossa meu trabalho vai ficar perfeito com essa explicação :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito bom!!!!!!!!!!
    Aprendi o mais que devia.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito
    e muito legal aprender com quem sabe explicar

    ResponderExcluir
  10. otimo adorei saber sobre isso

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da explicação e mim ajudou muito ,, espero ver mais postagens ..

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!