Nesse bimestre começamos a utilizar as apostilas do Primeiro, Aprender!
Vamos dar uma recordada nos temas das primeiras aulas?
LER É CONHECER O MUNDO
Como vimos, a escrita não surgiu num piscar de olhos! Não foi fruto de meia dúzia de pessoas...
Para chegarmos até esse formato de letra que vocês estão lendo, foram longos e longos anos de aperfeiçoamento!
Pois é... Ler e escrever até algum tempo atrás era privilégio de poucos... Quem detinha esse conhecimento era bastante valorizado e respeitado. Na Antiguidade, os alfabetizados não ensinavam outras pessoas, pois a escrita lhes garantiam poder e influência na sociedade, por esse motivo, somente os mais ricos tinham acesso a leitura.
Observe nas figuras abaixo, os alfabetos dos fenícios, gregos e romanos:
Perceberam as semelhanças e diferenças?
A tabela abaixo mostra a evolução de algumas letras:
O homem sempre teve a necessidade de procurar meios para a comunicação. Podemos afirmar que a escrita foi uma das maiores invenções do ser humano. Entretanto, sua criação gerou sérios problemas sociais: INVENTOU-SE A ESCRITA, MAS CRIOU-SE ANALFABETOS.
Infelizmente, no Brasil, existe ainda um alto número de pessoas que não sabem escrever seu próprio nome. Estima-se que aproximadamente 14,4 milhões de pessoas são analfabetas, ou seja, 10% da população brasileira.
Responda:
Nos dias de hoje, podemos dizer que o acesso a alfabetização e a leitura é apenas para privilegiados? Explique.
Não, pois só não sabe ler e escrever quem não quer.Porque hoje temos escolas e professores capacitados para ensinar, quem quer aprender.Hoje a leitura é para todos nós.
ResponderExcluirNão é mais um privilégio de poucos, pois hoje a escola chega até a grande massa, o que não podemos negar é a falta de qualidade desta, e a não valorização do professor.
ResponderExcluir