sábado, 9 de maio de 2009

Olá pessoal do 1º Ano!!!
Nesse bimestre começamos a utilizar as apostilas do Primeiro, Aprender! Vamos dar uma recordada nos temas das primeiras aulas?
LER É CONHECER O MUNDO

Como vimos, a escrita não surgiu num piscar de olhos! Não foi fruto de meia dúzia de pessoas...
Para chegarmos até esse formato de letra que vocês estão lendo, foram longos e longos anos de aperfeiçoamento!
Pois é... Ler e escrever até algum tempo atrás era privilégio de poucos... Quem detinha esse conhecimento era bastante valorizado e respeitado. Na Antiguidade, os alfabetizados não ensinavam outras pessoas, pois a escrita lhes garantiam poder e influência na sociedade, por esse motivo, somente os mais ricos tinham acesso a leitura.
Observe nas figuras abaixo, os alfabetos dos fenícios, gregos e romanos:

Perceberam as semelhanças e diferenças?

A tabela abaixo mostra a evolução de algumas letras:

O homem sempre teve a necessidade de procurar meios para a comunicação. Podemos afirmar que a escrita foi uma das maiores invenções do ser humano. Entretanto, sua criação gerou sérios problemas sociais: INVENTOU-SE A ESCRITA, MAS CRIOU-SE ANALFABETOS.

Infelizmente, no Brasil, existe ainda um alto número de pessoas que não sabem escrever seu próprio nome. Estima-se que aproximadamente 14,4 milhões de pessoas são analfabetas, ou seja, 10% da população brasileira.
Responda:
Nos dias de hoje, podemos dizer que o acesso a alfabetização e a leitura é apenas para privilegiados? Explique.

2 comentários:

  1. Não, pois só não sabe ler e escrever quem não quer.Porque hoje temos escolas e professores capacitados para ensinar, quem quer aprender.Hoje a leitura é para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Não é mais um privilégio de poucos, pois hoje a escola chega até a grande massa, o que não podemos negar é a falta de qualidade desta, e a não valorização do professor.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI