domingo, 17 de maio de 2009

A Literatura de Cordel também é um Registro Histórico

"O europeu na ganância

Saiu do seu continente

Escravizando os povos

Se achando inteligente

Ignorando que os negros

Foram a origem da gente

Precisavam de mão-de-obra

Trazendo então prisioneiros:

Da África vieram os

Grandes Navios negreiros

E nas viagens sofridas

Poucos chegaram inteiros"

Os versos acima são de um folheto do cordelista J. Victtor que conta a história dos africanos trazidos ao Brasil como escravos e do famoso Quilombo de Palmares. Assim como esse, podemos encontrar muitos registros históricos nos cordéis.
Mas... Você sabe como surgiu o cordel?
A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos e expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome, mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos de forma riama e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Um comentário:

  1. aew pliz divulguem o blog jijocanews.04live.com
    La alguns alunos do primeiro ano ( eu tbm ) vamos fazer uma especie de net jornal que omeçou em uma aula de arte e que agora vai ser mensal, além de divulgações de festas noticias enfim tudo que um blog desse genero deve ter.
    se possivel divulga aew
    obg Mayko 1º ano A

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI