terça-feira, 5 de maio de 2009

CONSPIRAÇÕES E REVOLTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA

No final do século XVIII, o Brasil passou por graves problemas econômicos. A cobrança de impostos pelos portugueses era absurda e o povo estava muito insatisfeito. No contexto mundial, as Treze Colônias Inglesas passaram pelo processo de Independência e na França, as idéias revolucionárias estavam a todo vapor. Não tardou para esse ideal de LIBERDADE chegar no Brasil. Muitos filhos de aristocratas estudavam na Europa e entraram em contato direto com todas essas idéias iluministas. Ao voltarem para o Brasil, se defrontaram com o clima de insatisfação dos colonos. Foi assim que deram início as primeiras revoltas anticoloniais, ou seja, nasce e se fortalece o desejo de liberdade!
As primeiras manifestações contra a Metrópole portuguesa foram: INCONFIDÊNCIA MINEIRA e CONJURAÇÃO BAIANA (REVOLTA DOS ALFAIATES).
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
O século XVIII ficou conhecido como o "Século do Ouro", pois o Brasil era o maior produtor mundial de ouro e diamante. Isso, claro, cresceu os olhos dos colonizadores portugueses, que aumentava cada vez mais a cobrança de impostos. O principal era o quinto, ou seja, os garimpeiros teriam que dar 20% do ouro descoberto para Portugal.

Como não podemos cultivar ouro, as minas acabaram se esgotando... Mas... Portugal não estava nem aí, queria receber suas 100 arrobas de ouro anuais... Isso mesmo! Uma tonelada e meia de ouro... 1.500 quilos!!! "Não temos mais ouro!" dizia os colonos. Portugal resolveu "negociar" essa dívida, permintindo que no ano seguinte a colônia pagasse a diferença. Essa "diferença" foi se acumulando ano após ano e ganhou o nome de derrama. Os colonos tremiam ao pensar na possibilidade do governo português, de uma hora para outra querer o pagamento dessa dívida.

Em 1788, Luís Antônio Furtado de Mendonça, visconde de Barbacena, assumiu o governo de Minas Gerais e recebeu a ordem: "Receba dos colonos a derrama".
Membros da elite mineira se reuniram e chegaram a conclusão de que teriam que assassinar o governador de Minas e assumir o poder. Em outras palavras: assassinando o governante e assumindo o poder, tornariam Minas Gerais uma república independente! Todos se reuniram e parecia que as idéias se concretizariam. Marcaram a data da rebelião para fevereiro, mês que pensaram que seria a cobrança da derrama. Porém, a data foi adiada para dia 14 de março de 1789. Eis que surge um "dedo duro". JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS denunciou os revoltosos, na esperança de ter suas dívidas perdoadas. Denunciada a conspiração, os possíveis envolvidos foram presos para serem interrogados. Um dos principais conspiradores foi JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, mais conhecido como TIRADENTES. Um modesto alferes que exercia também a função de dentista. O "principal" envolvido não fazia parte da elite colonial mineradora. Tiradentes resolveu assumir sozinho a iniciativa da rebelião, apresentando-se como ÚNICO líder do movimento, sendo assim um mero "bode espiatório" da aristocracia, pois retirou toda a responsabilidade dos poderosos das conspirações. "Morte aos inimigos do rei!" Em 21 de abril de 1792 Tiradentes é executado no Rio de Janeiro. O carrasco colocou a corda no pescoço de Tiradentes. Após morrer enforcado, foi esquartejado e cada pedaço de seu corpo foi coberto de sal grosso para que não apodrecesse. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente roubada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do caminho, nos lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse.

CONJURAÇÃO BAIANA

Passados quase dez anos da Inconfidência Mineira, surge na Bahia um novo movimento anticolonial. Entretanto, teve uma diferença crucial: foi promovida por pobres, brancos, mestiços e negros (soldados, artesãos, comerciantes e um grande número de alfaiates). Quando perceberam o alcance popular dessa manifestação, se engajaram na luta ricos e letrados.

Enquanto os colonos mineiros se rebelavam devido a cobrança exorbitante de impostos, os revoltosos baianos deram a conjuração um aspecto social mais marcante. Falavam da abolição da escravatura e queriam juntos combater a miséria, a injustiça e a desigualdade social. Perceberam a diferença?

Inspirados pelos ideiais iluministas e pela Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), distribuiam panfletos nas portas das igrejas, colavam cartazes nos muros e em lugares públicos. Um deles dizia:

"Está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade. O tempo em que todos seremos irmãos. O tempo em que todos seremos iguais."

Qual foi o resultado?

Adivinhem?

Forte repressão do governo português!!!Os líderes foram condenados, alguns à prisão, outros à morte, principalmente aqueles cuja a origem social era mais humilde. Mais de trinta participantes foram punidos.

No dia 8 de novembro de 1799, procedeu-se à execução dos condenados à pena capital, enforcados e esquartejados, na seguinte ordem: >>soldado Lucas Dantas do Amorim Torres; >>aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos; >>soldado Luís Gonzaga das Virgens >>mestre alfaiate João de Deus Nascimento.

Luís Pires também foi condenado, entretanto fugiu e jamais foi localizado. Vários outros envolvidos foram condenados a morarem na África, em áreas longe do domínio português, o que equivalia a morte também. Mas antes de serem mandados para terras distantes, levaram 500 chicotadas em praça pública e assistiram a execução dos seus companheiros.

AGORA É SUA VEZ!!!

Compare a situação do Brasil no Período Colonial com a situação atual que vivemos. Considere os seguintes aspectos: forma de governo, organização da sociedade, distribuição socioeconômica. Deixe aqui um comentário com suas conclusões.

20 comentários:

  1. Aqui Lisboa, Portugal. Gostei da vossa lição de história. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Reportagem legal.
    Agora, comparando a sociedade atual com o período da colonização, digo que continuamos caminhando lentamente para um progresso.
    Como diz Chasin, a sociedade ainda pensa como os medievais e agem como pré-históricos! Estamos caminhando para uma nova reforma de conceitos da sociedade...espero que seja para melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. História é um ciclo que envolve tudo e todos,nunca acaba.
    Você esta de parabéns,muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Com a organização dos três poderes (executivo,legislativo e judiciário) o país teve uma significativa melhora,comparado ao "ABSOLUTISMO" que imperava no colonialismo. todavia a corrupção está acabando com o nosso progresso. A sociedade, aparenta ser bem distribuída por classes, apesar das irregularidades (favelas,gente morando nas ruas,violência,falha na segurança,educação e na saúde), enquanto antes estava no topo o Imperador, depois o clero, burgueses e os pobres camponeses e escravos na base da pirâmide.A distribuição de renda antes era praticamente inexistente, considerando q o trabalho escravo beneficiava apenas os grandes fazendeiros, e os camponeses trabalhavam excessivamente na agricultura para pagar os altíssimos impostos cobrados pela corte. E atualmente a coisa não é diferente: querendo ou não temos q aceitar q a escravidão ainda existe (na forma de exploração) e q o Brasil é o país q mais paga impostos. Então as realidades não estão muito distantes. Espero q goste Prof Adriana. Quero parabenizar pela excelente organização do seu Blog. Quando acessei pela 1ª vez, senti a história fluir nos meus pensamentos de forma lúcida e objetiva. Obrigado por ser esta pessoa tão dedicada e portadora, de riquíssimos conhecimentos. Thiales 3AN

    ResponderExcluir
  5. ALEXANDRE DA SILVALOPES14 de fevereiro de 2010 às 10:21

    O relato histórico foi excelente, entretanto gostaria que esclarecesse em que cidade os conspiradores foram presos após a denúncia de Joaquim Silvério dos Reis,(inclusive tiradente?). Porque nos relatos consta que Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro.Se possível qual o caminho percorrido por Tiradentes (no caso de ter sido preso em outra cidade).Peço desculpas pela ignorância histórica.Meu email é: asilvalopes@uol.com.br/
    atenciosamente Alexandre da Silva Lopes

    ResponderExcluir
  6. adorei gostei bastante

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI MUITO QUANDO EU PRECISAR JA SEI O SAITE

    ResponderExcluir
  8. hum muito bom aprendi bastante sobre as treze colonias e os impostos

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOM ESSE SITE PARABENS
    ME AJUDOU MUITO NUM THABALHO
    OBRIGADA E CONTINUEM ASSIM

    ResponderExcluir
  10. Ameeeeeeeeeeeei, a histooria é linda. Emocionante de se ouvir.

    ResponderExcluir
  11. nossa,vc deve gostar muito de 'HISTÓRIA' parabéns, espero mais dessa histórias interessantes, e curiosas que todo mundo tem.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI