quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Filmes e leituras...

Essa semana exibi aos alunos um trecho do filme Olga, visto que os terceiros anos estão estudando sobre a Segunda Guerra Mundial e Era Vargas. Ainda não consigo compreender, por mais que estude, o que levou Hitler e companhia a cometer tamanhas barbaridades. É angustiante e insuportável pensar na ideia de pessoas serem submetidas as torturas do campo de concentração. Estou me aprofundando no tema, mesmo me sentindo mal com isso... Indico como leitura, o livro Escondendo Edith. Um dos momentos mais emocionantes para mim, tanto no filme como no livro, foi o momento da separação mãe-filhos. O momento que Anita é retirada a força dos braços de sua mãe Olga pra mim é insuportável de ver, mesmo tendo assistido o filme tantas vezes, a cada vez a emoção é inevitável.
Olga Benário
No livro, quando Mutti tem que deixar Edith e Gaston na casa em Mossaic encheram meus olhos de lágrimas.
Capa do livro
Saber que histórias de tanto sofrimento são baseadas em fatos reais, causados por motivo tão sem justificativa, o fato de serem judeus, me causa repúdio. Indico também, para que conheçam, a história de São Maximiliano Maria Kolbe. Padre corajoso, ofertou sua vida para evitar a morte de um pai de família num campo de concentração... No caso de Olga, por mais que eu não concorde muito com os comunistas, é impossível não se emocionar com sua história. Como uma pessoa pode ser tão determinada assim, colocando a própria vida em nome de uma ideologia? Mesmo nos piores momentos, defender com unhas e dentes o que acha que é certo.... “Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo.” (Olga Benário)

Um comentário:

  1. Olá profª Adriana!!!!
    Indico pra você ler "Inverno na manhã" de Janina Bauman. Janina era uma jovem judia e morava com seus pais e sua irmã. Quando começou seus estudos, Hittler declarou guerra ao país. Janina sofreu muito. Para fugir das perseguições de Hittler, ela e família tiveram que se muadar. Ela se separou de amigos e alguns de seus familiares foram convocados à guerra. Em meio a tantos acontecimentos, Janina e alguns de sua família conviveram um tempo com outras famílias em um tipo de condomínio, foi aí que ela conheceu um garoto e deu seu primeiro beijo nele. A guerra vai se acabando e só restaram ruínas, e para a própria sobrevivência, Janina se passa por católica. É uma hírtória incrível...
    http://books.google.com.br/books/about/Inverno_na_manh%C3%A3.html?id=ppeApPFzGv0C
    #ficaadica
    Michele Lima

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI