sábado, 1 de outubro de 2011

Feira de Ciências

O PODER DA FÉ: A CURA PELA ORAÇÃO DOS REZADORES

Autoras:

Hélica Ferreira dos Santos¹

Rafaela Freitas Sousa¹

Adriana Rodrigues Monteiro²

¹ Alunas da EEM José Teixeira de Albuquerque

² Professora de História da EEM José Teixeira de Albuquerque

INTRODUÇÃO

Estamos no século XXI, onde presenciamos muitos avanços tecnológicos e científicos. Desde a Idade Moderna, principalmente com o Renascimento, houve a defesa

da separação entre fé e razão. Apesar de tantos avanços verificados na medicina, a crença no poder da oração permanece. Mesmo não acreditando no poder da oração, muitas pessoas se sentem acuadas diante de uma enfermidade que não é resolvida com o uso de medicamentos, e como solução imediata, recorrem à ajuda dos rezadores. O projeto visa

fazer um levantamento do perfil do rezador. Tal tradição tem o

rigens diversas: herança dos portugueses, ao chegar ao Brasil sofreu influência dos indígenas e mais tarde dos africanos. O domínio do uso de plantas medicinais da cabocla e da mestiça, somado a religiosidade dos portugueses resultou nessa grande mistura, passada de geração em geração.

METODOLOGIA

Para desenvolver esse projeto, alunos e professoras levantaram hipóteses. Para execução do projeto, foi realizado entrevistas com alguns rezadores da cidade de Jijoca de Jericoacoara.

As equipes tiraram fotos e depois preencheram um

formulário no Thinkquest com as respostas obtidas. Tendo todo o resultado da entrevista realizada, foi feito um mapeamento do perfil do rezador: idade, estado civil, filhos, localidade, como e quando começaram com a prática, como é o ritual da bênção e quais são as bênçãos mais procuradas. Foi feito também estudos referentes ao tema da pesquisa.

RESULTADOS

Foram entrevistados 45

rezadores e envolveram-se nessa pesquisa todos os alunos dos segundos anos

(manhã, tarde e noite) da Escola José Teixeira. Pudemos fazer o levantamento

do perfil dos rezadores: como começaram com essa prática, os benzimentos mais procurados, como é o ritual da benção e se cobram pelo trabalho. A coleta de informações foi feita por meio de pesquisa de campo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao abordarmos esse tema, tivemos como objetivo estudar a tradição popular da cura pela oração dos rezadores. Fizemos um levantamento do perfil dos rezadores. Verificamos como se dá a transmissão do dom e como é o ritual da benção. Diagnosticamos que há uma participação efetiva de homens e mulheres nessa prática religiosa. Por meio de cantos, rezas, gestos e orações, cada rezador tem seu próprio modo de benzer. A cada um foi dado uma forma de exercer esse dom, normalmente recebido de parentes ou de pessoas próximas.

PALAVRAS-CHAVE: fé – rezadores – cura – oração

Segue abaixo as fotos dos alunos com os rezadores entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI