quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Filmes e leituras...
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Surpresa dos alunos








quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Apresentação de slides
Execução da atividade de elaboração de slides
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Trabalhando com as TICs

Clique no link abaixo e encontre o número do slide que as professoras deram para vocês, e realize a atividade. Bom trabalho!
https://docs.google.com/present/edit?id=0ASVCoP0dRrj3ZGd6dzQ5OTRfMTBjNXM3dGhmcw&hl=pt_BR
domingo, 9 de outubro de 2011
IV FEIRA DE CIÊNCIAS
domingo, 2 de outubro de 2011
Ferramentas da Web 2.0
CURSO: O uso do blog como recurso didático
CURSISTA: Adriana Rodrigues Monteiro
PRÁTICA: Analisando ferramentas Web 2.0
Para a realização da atividade, fiz uma pesquisa no site de busca. A primeira ferramenta que “mergulhei”, foi o site Wikipédia. No decorrer da leitura, fui clicando nos links e novas descobertas fui realizando. Fui levada a sites que estão indisponíveis, sites em inglês... Quando me perdia, voltava ao site inicial - Wikipédia - e recomeçava minha navegação. Posso afirmar sem medo que clicar nos links auxiliou na minha caminhada para compreender o que é um hipertexto. Acredito que se o professor se planejar bem, é uma riquíssima experiência a ser vivenciada pelos alunos nas aulas. Desperta o interesse na busca por respostas, pois ao clicar nos hipertextos, novas possibilidades vão surgindo.
Outra ferramenta que acho muito interessante, e utilizo no meu dia a dia, é o Thinkquest. É uma plataforma criada pela empresa Oracle Education Foudation. Nele, professores criam projetos onde os alunos postam atividades referentes a escola. É restrito o uso, apenas estudantes e professores de escolas cadastradas podem ter acesso. Eu utilizo há dois anos, e acho fantástica a experiência.
EDUCAREDE: Uso do blog como recurso didático

sábado, 1 de outubro de 2011
Feira de Ciências
O PODER DA FÉ: A CURA PELA ORAÇÃO DOS REZADORES
Autoras:
Hélica Ferreira dos Santos¹
Rafaela Freitas Sousa¹
Adriana Rodrigues Monteiro²
¹ Alunas da EEM José Teixeira de Albuquerque
² Professora de História da EEM José Teixeira de Albuquerque
INTRODUÇÃO
Estamos no século XXI, onde presenciamos muitos avanços tecnológicos e científicos. Desde a Idade Moderna, principalmente com o Renascimento, houve a defesa
da separação entre fé e razão. Apesar de tantos avanços verificados na medicina, a crença no poder da oração permanece. Mesmo não acreditando no poder da oração, muitas pessoas se sentem acuadas diante de uma enfermidade que não é resolvida com o uso de medicamentos, e como solução imediata, recorrem à ajuda dos rezadores. O projeto visa
fazer um levantamento do perfil do rezador. Tal tradição tem o
rigens diversas: herança dos portugueses, ao chegar ao Brasil sofreu influência dos indígenas e mais tarde dos africanos. O domínio do uso de plantas medicinais da cabocla e da mestiça, somado a religiosidade dos portugueses resultou nessa grande mistura, passada de geração em geração.
METODOLOGIA
Para desenvolver esse projeto, alunos e professoras levantaram hipóteses. Para execução do projeto, foi realizado entrevistas com alguns rezadores da cidade de Jijoca de Jericoacoara.
As equipes tiraram fotos e depois preencheram um
formulário no Thinkquest com as respostas obtidas. Tendo todo o resultado da entrevista realizada, foi feito um mapeamento do perfil do rezador: idade, estado civil, filhos, localidade, como e quando começaram com a prática, como é o ritual da bênção e quais são as bênçãos mais procuradas. Foi feito também estudos referentes ao tema da pesquisa.
RESULTADOS
Foram entrevistados 45
rezadores e envolveram-se nessa pesquisa todos os alunos dos segundos anos
(manhã, tarde e noite) da Escola José Teixeira. Pudemos fazer o levantamento
do perfil dos rezadores: como começaram com essa prática, os benzimentos mais procurados, como é o ritual da benção e se cobram pelo trabalho. A coleta de informações foi feita por meio de pesquisa de campo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao abordarmos esse tema, tivemos como objetivo estudar a tradição popular da cura pela oração dos rezadores. Fizemos um levantamento do perfil dos rezadores. Verificamos como se dá a transmissão do dom e como é o ritual da benção. Diagnosticamos que há uma participação efetiva de homens e mulheres nessa prática religiosa. Por meio de cantos, rezas, gestos e orações, cada rezador tem seu próprio modo de benzer. A cada um foi dado uma forma de exercer esse dom, normalmente recebido de parentes ou de pessoas próximas.
PALAVRAS-CHAVE: fé – rezadores – cura – oração
Segue abaixo as fotos dos alunos com os rezadores entrevistados.
TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI
-
18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O motivo da escolha do dia 18 de maio para ...
-
Nossa história é também feita por diferentes saberes e sabores que identificam os vários povos espalhados pelo Brasil. É como um quebra cabe...
-
No final do século XVIII, o Brasil passou por graves problemas econômicos. A cobrança de impostos pelos portugueses era absurda e o povo est...