quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atividade 1.4 - Reflexões sobre Cenários de Mudanças

As novas tecnologias vieram para modificar totalmente a nossa vida. Uma vez globalizado, um povo jamais voltará a ser como antes. Infelizmente percebo que a muitas vezes a tecnologia não é usada para o “bem”. A televisão, por exemplo, vem cada dia mais propagando ideologias que ferem o conceito de “família”. Os mais modernos defendem esses novos tempos, a nova forma de ver e de conceber a ideia de família, totalmente diferente dos padrões tidos por tradicionais. Creio eu que as crianças perderam sua pureza e inocência pois desde cedo são expostas ao erotismo, sexualidade e violência que antes tinha horário para ser exibido, hoje está praticamente sem restrição. Sem contar no apelo consumista das propagandas que nos fazem acreditar que precisamos de seus produtos para viver, criando assim uma escravidão capitalista.
Com relação aos jogos e a internet percebo que prende muito a atenção e o tempo das crianças e jovens, tornando-se, logicamente, bem mais atrativo do que estudar. Conheci alunos que matavam aula de manhã para ficar em lan house jogando Perfect World, esquecendo-se até mesmo de se alimentar, chegando à noite em casa ainda com a farda escolar. Percebo que nossa sociedade não acompanhou a velocidade das invenções. Muitos pais não estão preparados para lidar com essa realidade. Estipular um limite nos filhos está cada vez mais difícil e a geração “não” dos pais está sendo substituída pela geração “sim” dos filhos, onde nada pode ser proibido. Isso reflete diretamente na realidade vivenciada pelos professores em sala de aula. A relação pai e filho mudou e consequentemente a relação professor e aluno também. Se não há respeito pelos genitores, que dirá pelo educador?
Outro ponto que gostaria de destacar é a distância física criada pela internet. Vizinhos que passam um pelo outro sem dar ao menos um bom dia, mas que curtem, comentam e compartilham assuntos em comum nas redes sociais. Pais que não tem diálogo com seus filhos, que nem sabem o que fazem, enquanto os mesmos deixam suas vidas de forma totalmente expostas nas páginas de relacionamento, fazendo com que estranhos saibam mais de seus passos do que os próprios responsáveis.
Pensando do lado positivo, as novas tecnologias facilitam muito a nossa vida. Temos o conforto de comprar por preços baixos produtos até mesmo em outros países, realizar transações bancárias sem sair de casa... No âmbito escolar a internet hoje é essencial, quando falta por um instante parece que tudo para. Lidar com as NTICs exige mais esforço dos professores, pois não podemos contar 100% com elas, portanto, um plano B se faz necessário e se nem o plano A foi bem pensando, fica mais difícil os objetivos serem alcançados. Muitos educadores sentem medo, receio ou preguiça de se lançarem no uso dos equipamentos pois temem errar ou danificar. É uma pena o ser humano perder sua essência ao crescer. Pudera sermos intrépidos assim como fomos em nossa tenra idade. Para nós a impressão que se tem é que as “crianças de hoje” já nascem sabendo: com dois anos de idade dominam o uso de um tablet! Se tivéssemos tido a mesma oportunidade, faríamos igual!
Enquanto professora de Laboratório de Informática Educacional, sinto-me desafiada na tarefa de integrar os equipamentos que a escola possui na prática pedagógica dos professores, tornando rotina na sala de aula. Para muitos já é, mas ainda falta um despertar em alguns, e esse “despertar” pode e deve ser realizado por mim!

2 comentários:

  1. Cara colega Adriana, esse despertar do interesse de alguns professores, ainda é um grande desafio para todos nós coordenadores dos LIEs. A nossa luta é diária no sentido de motivá-los, incentivá-los e mostrar que o uso das tecnologias em sala de aula é um caminho sem volta, mas mesmo assim muitos ainda resistem e insistem em não querer utilizá-las. Por outro lado, nós também não desistiremos de continuar tentando, um dia pela persistência, conseguiremos convencê-los

    ResponderExcluir
  2. Cara colega Adriana, infelizmente, convencer alguns professores de que o uso das tecnologias é um caminho sem volta e que eles precisam caminhar junto com elas rumo a um melhor aprendizado, ainda é um grande desafio para todos nós coordenadores dos LIEs. Continuaremos tentando e creio que venceremos pela persistência. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI