sábado, 5 de outubro de 2013

Atividade 1.3: A complexa relação Homem-Máquina

Nessa atividade, o vídeo que mais me chamou a atenção foi “Evolução da tecnologia”. Para redigir meu texto, questionei uma professora, uma mãe, uma aluna de ensino médio e uma aluna universitária sobre o uso dessa tecnologia como impacto na sala de aula. Abaixo segue as respostas:

COMO VOCÊ PERCEBE O IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DE SUA SALA DE AULA?
MARLI FIORENTIN (professora tutora do curso O uso do blog como recurso didático – Fundação Telefônica):
Eu vejo que o uso das tecnologias está trazendo mudanças na metodologia e nos papeis do educando e educador, pois agora este é mais mediador e aquele sujeito de sua aprendizagem. As informações, antes transmitidas pelo professor, agora estão disponíveis nas diversas mídias. Porém os alunos precisam ser desafiados a refletir as informações significativas e transformá-las em conhecimentos que gerem transformações no seu meio social. O professor não tem como ignorar essa realidade e continuar dando aula de cuspe e giz, porque os alunos não aceitam mais isso. As tecnologias trouxeram o mundo para dentro da sala de aula e também a possibilidade de levar a sala de aula para o mundo, ampliando o tempo e espaço pedagógico. Hoje é possível aprender em rede, produzir e socializar os conhecimentos com o mundo, tornar a aprendizagem significativa, num contexto social.

NA ESCOLA DE SEUS FILHOS, VOCÊ PERCEBE O USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA?
SUZANA MONTEIRO (mãe de alunos que estão cursando Ensino Fundamental):
Aqui a tecnologia é só com os alunos. Professores só livros. Minha filha sabe usar bem o computador, e é bem capaz de saber mais que alguns professores. Acho que os professores precisam ser inseridos dentro desse quesito.

COMO VOCÊ PERCEBE O IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DE SUAS AULAS NA FACULDADE?
RAFAELA FREITAS (universitária do curso de Física no IFCE):
Bem nas aulas da faculdade a tecnologia está bem presente, muitos professores utilizam-se de slides, internet, uso de equipamentos sofisticados no laboratório para aprimorarem suas aulas e auxiliar na compreensão dos alunos.

PODE PERCEBER ALGUMA DIFERENÇA NA SUA APRENDIZAGEM QUANDO OS PROFESSORES UTILIZAM NAS AULAS RECURSOS TECNOLÓGICOS?
Lavínia Helen (aluna do 1º ano do Ensino Médio):
Olha, tem certos conteúdos que a gente aprende mais rápido usando alguns recursos tecnológicos, mais em outros é melhor a explicação do professor, mas eu percebo sim, certa diferença.

Analisando as respostas, pode-se perceber as várias visões sobre o mesmo assunto, mas como ponto em comum (exceto na resposta da aluna universitária) temos ainda a “postura do professor tradicional”. Mesmo diante de todas as inovações tecnológicas e a facilidade ao acesso, como o próprio vídeo cita “todos terão acesso as tecnologias”, muitos professores ainda resistem em utilizá-las. A nova geração já traz do berço o contato com aparelhos digitais, ficando muitas vezes à frente dos educadores. Dessa discrepância se intensificam os conflitos professor-aluno, aumenta-se o desinteresse dos mesmos pelas aulas. Vejo que a escola é o espaço para a mudança na sociedade, e enquanto os professores não se atentarem para isso, continuaremos mantendo esse abismo entre tecnologia e qualidade no processo ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

MITOLOGIA GREGA

HISTÓRIA DO MINOTAURO! Teseu é um dos principais heróis da mitologia grega. Segundo a lenda, Teseu matou o mostro Minotauro, criatura m...