quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atividade 2.1 - Mapeamentos Iniciais

Podemos perceber que hoje muitos jovens estão conectados com o mundo por meio de seus aparelhos celulares. Ameaçar punir o filho retirando-lhe seu celular ou bloqueando sua internet parece algo absurdo para o adolescente. A todo momento estão mergulhados nas redes sociais, ouvidos suas músicas, assistindo vídeos e jogando. Até mesmo crianças que têm acesso acabam por surpreender todos pela sua capacidade de manipular os equipamentos eletrônicos, sem nenhuma instrução prévia.

No tocante aos preconceitos e estereótipos negativos creio que sempre existirão. Faz parte. Se pensarmos em nossa fase escolar com certeza nos lembraremos de como nossos colegas eram apelidados. A figura do “nerd” sempre foi ridicularizada. Em meu ambiente de trabalho não percebo (ou reconheço) alunos que possam ser rotulados dessa forma. Vejo que existe, de certa forma, um respeito, principalmente pelo fato de alguns alunos destaque serem monitores.

Infelizmente muitos jovens (por que não adultos?) estão deixando de lado o mundo real para viver um mundo virtual, repleto de ilusões. Seria muito bom se soubéssemos usar as tecnologias para aprimorar com qualidade nosso dia a dia, sem nos tornarmos escravos. A relação pai e filho mudou. A valorização das histórias dos nossos avós acabou. Não vemos mais tantas rodas de conversa na rua, seja pelo fato de estar no horário da novela das oito ou por conta da violência.

Como virtude, temos o fácil acesso às informações. Para quem se interessa, a internet é uma mina de ouro, tudo o que se precisa lá tem. Cabe a nós, professores e pais, a tarefa de orientar esses jovens, tão vulneráveis, quanto aos riscos do mal uso da internet, e mais, instigá-los a usar de forma consciente e, principalmente, para fins educativos.

Um comentário:

  1. Evidencio isso também, alguns jovem e mesmo alguns adultos preferem a vida virtual, cabe a nós educadores (pais e professores) orientarmos esses jovens, pois senão para onde irá parar os nossos valores expressos em nossas ações reais?! Refletir é necessário, mas a mão é quem guia para o futuro (ações) e não somente ideias (viver virtualmente, alienado à realidade e deixando de explorar potenciais importantes).

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI