quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

De volta...

Depois de passar uma grande temporada no Ensino Médio, esse ano retorno ao Ensino Fundamental com minha linda e amada disciplina. 

As aulas já retornaram. Ao fazer a apresentação com os alunos e as sondagens iniciais percebi que todas as turmas tem uma grande rejeição com o estudo da História e os motivos são sempre os mesmos: ainda tem a visão de que é decorativa, que só trata de coisas do passado. Meu trabalho será intenso na busca pela valorização e compreensão da História enquanto conteúdo fundamental na formação do ser humano enquanto cidadão crítico, participativo e consciente de seus direitos e deveres

Antes de compreender a História como narração de fatos importantes para a sociedade, tentei passar logo na primeira aula que tudo o que fazemos é história e que temos que nos conhecer primeiro antes de iniciar qualquer outro estudo.

Para isso, a dinâmica de apresentação nas turmas de 9º ano foi MINHA HISTÓRIA DE VIDA. Em trios, foi dado um tempo determinado para conversarem e trocarem informações sobre suas vidas, momentos importantes, desejos e expectativas. Depois foi feito uma roda onde os alunos apresentavam seu colega. O momento foi bastante produtivo pois puderam falar, ouvir e escrever.



Com o 6º e o 8º ano fiz uma dinâmica diferente. Entreguei a cada um uma folhinha e formei duplas. Tiveram um tempo para trocar informações sobre suas vidas e depois apresentar para a sala o colega. Dessa forma expliquei que o conhecimento a valorização da história de quem está próximo a nós também é estudo da História. As folhas foram recolhidas e coladas na árvore Baobá (onde foi contada também a sua história. Já ouviu falar? Clique aqui para conhecer mais sobre essa grande árvore).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI