Depois de passar uma grande temporada no Ensino Médio, esse ano retorno ao Ensino Fundamental com minha linda e amada disciplina.
As aulas já retornaram. Ao fazer a apresentação com os alunos e as sondagens iniciais percebi que todas as turmas tem uma grande rejeição com o estudo da História e os motivos são sempre os mesmos: ainda tem a visão de que é decorativa, que só trata de coisas do passado. Meu trabalho será intenso na busca pela valorização e compreensão da História enquanto conteúdo fundamental na formação do ser humano enquanto cidadão crítico, participativo e consciente de seus direitos e deveres
Antes de compreender a História como narração de fatos importantes para a sociedade, tentei passar logo na primeira aula que tudo o que fazemos é história e que temos que nos conhecer primeiro antes de iniciar qualquer outro estudo.
Para isso, a dinâmica de apresentação nas turmas de 9º ano foi MINHA HISTÓRIA DE VIDA. Em trios, foi dado um tempo determinado para conversarem e trocarem informações sobre suas vidas, momentos importantes, desejos e expectativas. Depois foi feito uma roda onde os alunos apresentavam seu colega. O momento foi bastante produtivo pois puderam falar, ouvir e escrever.
Com o 6º e o 8º ano fiz uma dinâmica diferente. Entreguei a cada um uma folhinha e formei duplas. Tiveram um tempo para trocar informações sobre suas vidas e depois apresentar para a sala o colega. Dessa forma expliquei que o conhecimento a valorização da história de quem está próximo a nós também é estudo da História. As folhas foram recolhidas e coladas na árvore Baobá (onde foi contada também a sua história. Já ouviu falar? Clique aqui para conhecer mais sobre essa grande árvore).