Atividade
4_5 – Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico
Essa
atividade, apesar de ser bem interessante e envolvente, nos deixou um
pouco receosas tendo em vista o prazo de produção que estava
coincidindo com o período das provas. No entanto, como era pra ser
feita, lá fomos nós com milhares de ideias a serem realizadas. A
priori, pensamos em um vídeo onde os alunos fariam um programa de TV
para divulgar o livro de receitas produzido por nós na atividade da
unidade anterior.
Pensamos
em mudar e dar oportunidade para uma outra turma participar dessa
aula (2º Ano B – Tarde). Porém essa, ao ser informada do projeto,
não demonstrou nenhum interesse em participar, então migramos pra
mesma turma dos outros projetos (2º ano A – Tarde). Assim, logo
que lançamos a ideia da produção de um vídeo, eles começaram a
expor várias opiniões, dentre elas uma reprodução do filme
Titanic
de uma maneira mais nordestina. No momento de decidirmos o que
realmente iriamos fazer, pensamos nos dias que tínhamos para a
produção, local para gravação e tempo para a organização, além
das provas que os mesmos fariam no decorrer da semana e o feriado da
padroeira da cidade. Destarte, decidimos fazer algo simples e que
estive interligado ao projeto anterior, e nada mais foi do que a
ideia inicial que tivemos antes de discutir com a turma: um programa
de TV onde a intenção era a divulgação do livro
“Sabores do nosso país”
produzido pelos alunos, além de fazer alguma comida para representar
uma das receitas do livro.
No
momento em que iriamos começar a gravar tivemos alguns contratempos,
que logo foram resolvidos, a saber: ausência de algumas coisas para
compor o cenário, repasse das falas de cada um, bateria da câmera
descarregando. No entanto quando iniciamos, embora os alunos
estivessem ansiosos e ao mesmos tempo nervosos, conseguiram cada um
cumprir a sua parte. Por conta da demora para organizar todo o
cenário, e por gravar cena por cena (e regravar quando fosse
necessário), com um tempo os alunos começaram a ficar inquietos e
em algumas partes do vídeo podemos escutar algumas conversas que
foram inevitáveis.
Contudo,
embora alguns imprevistos tenham acontecido, não só nós
professoras como os alunos se divertiram e interagiram com a
produção, temos certeza que se tivéssemos mais tempo, teria saído
algo mais organizado.
Vale
ressaltar que contamos com a ajuda de uma estudante de Audiovisual,
que nos auxiliou na gravação e organização dos vídeos, que foram
editados por um aluno do terceiro ano.
Confiram
como ficou:
CALDEIRÃO
DO 2º A