sábado, 17 de dezembro de 2011


Atividade 4_5 – Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico


Essa atividade, apesar de ser bem interessante e envolvente, nos deixou um pouco receosas tendo em vista o prazo de produção que estava coincidindo com o período das provas. No entanto, como era pra ser feita, lá fomos nós com milhares de ideias a serem realizadas. A priori, pensamos em um vídeo onde os alunos fariam um programa de TV para divulgar o livro de receitas produzido por nós na atividade da unidade anterior.
Pensamos em mudar e dar oportunidade para uma outra turma participar dessa aula (2º Ano B – Tarde). Porém essa, ao ser informada do projeto, não demonstrou nenhum interesse em participar, então migramos pra mesma turma dos outros projetos (2º ano A – Tarde). Assim, logo que lançamos a ideia da produção de um vídeo, eles começaram a expor várias opiniões, dentre elas uma reprodução do filme Titanic de uma maneira mais nordestina. No momento de decidirmos o que realmente iriamos fazer, pensamos nos dias que tínhamos para a produção, local para gravação e tempo para a organização, além das provas que os mesmos fariam no decorrer da semana e o feriado da padroeira da cidade. Destarte, decidimos fazer algo simples e que estive interligado ao projeto anterior, e nada mais foi do que a ideia inicial que tivemos antes de discutir com a turma: um programa de TV onde a intenção era a divulgação do livro “Sabores do nosso país” produzido pelos alunos, além de fazer alguma comida para representar uma das receitas do livro.
No momento em que iriamos começar a gravar tivemos alguns contratempos, que logo foram resolvidos, a saber: ausência de algumas coisas para compor o cenário, repasse das falas de cada um, bateria da câmera descarregando. No entanto quando iniciamos, embora os alunos estivessem ansiosos e ao mesmos tempo nervosos, conseguiram cada um cumprir a sua parte. Por conta da demora para organizar todo o cenário, e por gravar cena por cena (e regravar quando fosse necessário), com um tempo os alunos começaram a ficar inquietos e em algumas partes do vídeo podemos escutar algumas conversas que foram inevitáveis.
Contudo, embora alguns imprevistos tenham acontecido, não só nós professoras como os alunos se divertiram e interagiram com a produção, temos certeza que se tivéssemos mais tempo, teria saído algo mais organizado.
Vale ressaltar que contamos com a ajuda de uma estudante de Audiovisual, que nos auxiliou na gravação e organização dos vídeos, que foram editados por um aluno do terceiro ano.
Confiram como ficou:
CALDEIRÃO DO 2º A

 

Segue abaixo o plano da atividade 4_4, realizada pela Profª Michele e por mim para o Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs.


Atividade 4_4 – Planejando a produção de um documento multimídia

Área de conhecimento a ser abordada (Parâmetros e Diretrizes Curriculares)
Temas Transversais
( ) Língua Portuguesa
( ) Educação Física
( ) Arte e Educação
( ) Língua Estrangeira
(x) História
( x) Geografia
( ) Filosofia
( ) Sociologia
( ) Matemática
( ) Física
( ) Química
( ) Biologia
( ) Orientação Sexual
( ) Meio Ambiente
( ) Saúde
( ) Educação
( ) Pluralidade Cultural
( ) Ética
( ) Trabalho
( ) Informática
Escreva o título do vídeo
Caldeirão do 2ºA.
Apresente a ideia ou objetivo principal
O objetivo principal é apresentar no programa o trabalho sobre a culinária do nosso país realizado pela turma do 2ºA – Tarde.
Liste e descreva os personagens
Apresentador
Cozinheira
Entrevistado
Convidados especiais
Assistente
Mascote
Identifique os cenários
Auditório
Cozinha

Liste títulos das cenas (Capítulos)
Cena 01
Abertura.
Cena 02
Apresentação das atrações do dia.
Cena 03
Chamada dos convidados especiais.
Cena 04
Entrevista.
Cena 05
Momento culinária.
Descreva as cenas
Cena 01
A abertura do programa começa com uma mensagem de reflexão.
Cena 02
O apresentador irá dizer passo a passo do que acontecerá ao decorrer do programa.
Cena 03
Chama os convidados especiais para participar do programa.
Cena 04
O apresentador chama a entrevistada do dia onde a mesma irá apresentar o livro de receitas “Sabores do nosso país” produzido pela turma do 2ºA – Tarde.
Cena 05
Momento em que é convidado um cozinheiro para fazer uma das comidas que está presente no livro.
Indique o clímax (Ponto Alto)
Momento onde a comida está pronta e os convidados irão prová-la.
Descreva o desfecho
O apresentador agradecendo a todos pela participação e encerrando o programa com o auxilio dos mascotes.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Caravana da Cultura Afro Brasileira

Dia 02 de dezembro, apesar de muitos obstáculos encontrados no percurso, a Caravana da Cultura Afro Brasileira (clique aqui para saber mais) atingiu o seu objetivo. Todos os alunos envolvidos demonstraram interesse, compromisso, segurança e dinamismo na abordagem dos assuntos. Esse dia foi sonhado e muito planejado por nós professores: Uálison e eu (Jijoca), Cristiano, Rogério e Silveira (Aranaú), Estevão (Araraú), Henrique e Gleiciane (Cruz). Quantas reuniões, quantos "papos online" e telefonemas, para que esse projeto virasse realidade! Parabenizo o empenho e dedicação da grande idealizadora: Profª Gleiciane, menina apaixonada pela História, que está realmente fazendo a História acontecer, fomentando nos alunos o "ser histórico" que existe em cada um.

Ressalto também os coordenadores pedagógicos das escolas, em especial minha coordenadora D. Socorro Freire e o coordenador Márcio Albuquerque (da escola de Aranaú), por todo apoio e confiança depositado em nós. Também a todos os outros que de forma direta ou indireta contribuiram para que a Caravana acontecesse.

Palavras não são suficientes para descrever esse momento ímpar vivido por todos nós. Deixe que as fotos falem por si só:































TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI