sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Caravana da Cultura Afro-brasileira


O QUE É A CARAVANA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA?

A lei 10. 639 de 2003 aponta, obrigatoriamente, a urgente necessidade de rever a forma como estamos pensando e trabalhando as relações étnicos-raciais em nossas salas de aula. Tal necessidade, já proclamada há décadas pelo movimento negro brasileiro, e sua obrigação na forma de lei tem impulsionado escolas públicas e privadas do país a repensarem o tema da diversidade cultural, destinando maiores espaços em seus currículos para a inserção de conteúdos programáticos sobre a história do povo africano e afro-brasileiro. Porém, preocupantemente, isso não significa que o principal objetivo esteja sendo eficazmente alcançado, pois as relações étnico-raciais dentro e fora das escolas continuam a se desenvolver de forma muito fragilizada. Muitas das abordagens realizadas acerca do tema são feitas de forma pouca aprofundada, simplista e folclórica. Nossa preocupação é com a forma como o estudo da História e Cultura afro-brasileiras vem sendo desenvolvido. A Caravana da Cultura afro-brasileira surge dessa preocupação e do desejo de contribuir com a promoção de uma educação menos racista e estereotipada.
O projeto foi idealizado por professores de História da rede Estadual de Ensino da 3ª CREDE. Para sua execução formou-se uma comissão constituída por professores e alunos de quatro escolas estaduais do baixo Acaraú. Essa comissão, devidamente preparada, tem a tarefa de proporcionar as quatro escolas que a originou, uma visita que possibilite aos seus alunos um momento de discussão sobre a diversidade cultural, rompendo estereótipos e contribuindo para a redução de práticas preconceituosas e racistas dentro e fora da escola.

QUAIS ESCOLAS RECEBERÃO A VISITA DA CARAVANA? QUAIS ESCOLAS RECEBERÃO A VISITA DA CARAVANA?

* Escola Profissionalizante Maria Marta Giffone (Acaraú)
* EEM São Francisco da Cruz (Cruz)
* EEM Maria Conceição de Araújo (Aranaú- Acaraú)
* EEM José Teixeira de Albuquerque ( Jijoca de Jericoacoara)

POR ONDE A CARAVANA PASSARÁ? POR ONDE A CARAVANA PASSARÁ?
Dia 02/12/2012

7h00- Encontro da comissão de Jijoca com e Comissão de Cruz em Cruz. (Destino Acaraú)
7h50- Encontro da Comissão de Jijoca e Cruz com a Comissão de Acaraú em Acaraú. (Realização da primeira visita – 2ª aula)
9h50- Encontro das comissões de Jijoca, Cruz e Acaraú em Cruz (Realização da segunda visita – 4ª aula)
Almoço em Aranaú;
13h00- Encontro das Comissões de Cruz, Jijoca e Acaraú com a Comissão de Aranaú em Aranaú. (Realização da terceira visita – 1ª aula)
15h50 – Encontro das quatro comissões em Jijoca de Jericoacoara (Realização da quarta e última visita – 4ª aula)
16h25 - Culminância com todos os alunos na Escola José Teixeira de Albuquerque: apresentação de HIP HOP.

QUAIS ASSUNTOS SERÃO ABORDADOS PELA CARAVANA? QUAIS ASSUNTOS SERÃO ABORDADOS PELA CARAVANA?

Quatro grandes temas, complexos a nosso ver, foram pensados para serem discutidos durante a visita as escolas;
* Religiosidade e Cultura (práticas religiosas e culturais: oralidade, musicalidade, simbologia, etc.)
* História do Movimento Negro (A luta histórica por liberdade e igualdade) análise de textos legais.
* O uso de informações científicas para desmistificar a ideia de superioridade racial
* A questão negra na atualidade – Revendo práticas racistas.



Descanse em paz Alan Ferreira!

Na tarde da sexta feira dia 18 de novembro, meu aluno Alan Ferreira de Araújo finalizou sua existência terrestre. Um acidente de moto foi capaz de colocar um ponto final numa vida que tinha muito ainda que ser vivida. Imprudência? Destino? Não sei... Não importa mais saber... O que fica agora são as lembranças de todos os momentos vividos, e a lição para valorizarmos cada minuto de nossa vida, como se fosse o último pois UM DIA SERÁ!!! 

Valorizar cada conversa, cada abraço, cada sorriso... Gestos simples, que na ausência da pessoa querida valem mais que todo o dinheiro do mundo. 

Tenho certeza que o Alan soube aproveitar bem sua vida, isso é nítido pelas amizades que conquistou em seus 17 anos. Faz falta nos corredores da escola, com seu jeito meio preguiçoso de andar... Mexendo com as meninas... Ouvindo sua música... Se existe outra vida, quero acreditar que você está bem melhor do que aqui.

Deixo aqui meus pêsames aos familiares e amigos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Livro de receitas

Durante as aulas de geografia e história, trabalhamos com os alunos a variedade de comidas de cada estado brasileiro. Em grupos, eles fizeram pesquisas e construíram de forma compartilhada um livro de receitas online. Vejam como ficou!!!



Relato do Projeto

Sabores do Nosso País

Compartilho com vocês um plano de aula realizado por mim e pela professora Michele Lima, como atividade do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs.



Atividade 3_3 – Projetos de trabalho em sala de aula
com a integração de tecnologias ao currículo

01. Identificação
Autores:
Adriana Monteiro
Michele Lima
Escola:
EEM José Teixeira de Albuquerque
Turma:
2º A-Tarde
Total de Alunos:
36
Período:
10/11 a 17/11
Carga Horária:
4 h/a
02. Definição do Título
Sabores do nosso país

03. Objetivos
  • Conhecer as comidas típicas de cada região do país;
  • Levar os alunos a compreenderem a diversidade de costumes alimentares presentes em nosso país;
  • Produzir e divulgar um livro de receitas.

04. Conhecimentos prévios dos alunos
  • Conhecimentos geográficos relacionados as regiões do Brasil;
  • Noções básicas de pesquisa na internet e uso de Google Docs.

05. Disciplinas envolvidas
História e Geografia.

06. Metodologia / Procedimentos
1ª etapa: Dividir as equipes e encaminhá-las ao laboratório de informática para pesquisar sobre comidas típicas de cada região do país;
2ª etapa: Digitação das receitas escolhidas por eles no Google Docs, onde terão que formatar o texto e ilustrá-lo (será convertido para formato PDF e feito upload no Slide Share);
3ª etapa: Expor por meio de um projetor multimídia a produção deles (livro de receita) e sortear as receitas para os grupos fazerem as comidas;
4ª etapa: Exposição das comidas feitas pelos alunos.(Feira Gastronômica)

07. Recursos a serem utilizados
Computador com internet, Thinkquest, material impresso, quadro, pincel, projetor de imagens, pendrive e câmera digital.

    08. Avaliação
Os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: participação, interação com o assunto, criatividade, compromisso e responsabilidade com as atividades desenvolvidas.


09. Referências Bibliográficas
www.google.com.br – busca por receitas

sábado, 12 de novembro de 2011

Expedição Geobiológica ao Mangue Seco


 

 Os alunos puderam contar com as explicações da professora Kelanne (Biologia), Jorge e Michele (Geografia). 

Nossa caminhada se iniciou na praça da comunidade e seguimos até a guarita que dá acesso ao Parque Nacional de Jericoacoara.  Subimos dunas, onde os professores de Geografia deram explicações sobre os ecossistemas presentes ali. Adentramos ao mangue propriamente dito, onde a professora de Biologia deu uma aula belíssima sobre os seres vivos encontrados por lá. Finalmente, chegamos a praia!!!. Durante todo o percurso, os alunos registraram em suas câmeras fotográficas todos os momentos, e também aprenderam muito!

"Esta atividade faz parte do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's, e foi uma excelente maneira de mostrar que é possível aliar currículo e resignificação de conteúdos, tanto para os alunos, quanto para os professores." (Profª Sílvia Helena - clique aqui para conhecer seu blog.

Vejam algumas fotos:










sábado, 5 de novembro de 2011

DIA 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DIA DE ZUMBI!



CONCURSO DE REDAÇÃO

Regulamento

1. OBJETIVO

Em alusão ao dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (Dia do Zumbi), a Escola José Teixeira de Albuquerque, com a finalidade de promover uma reflexão sobre ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), complementada pela Lei 10.639/2003, para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que determina a inclusão, nos currículos escolares, de seus temas referentes, promove esse concurso, com o objetivo de selecionar e premiar redações feitas pelos alunos, de forma a fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio, valorizando a luta dos negros na sociedade brasileira.

2. DO CONCURSO

2.1 O gênero escolhido é o texto dissertativo argumentativo.
2.2 A redação será sobre o tema “Se o negro ainda sofre a desigualdade social nesse país, sua luta continua inspirada em Zumbi” (Alexandre Pires, cantor brasileiro).
2.3 A redação deverá ser, obrigatoriamente, redigida em folha padrão (ANEXO).
2.4 A redação deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas.
2.5 A redação deverá ser redigida de próprio punho, da forma legível, com caneta esferográfica preta ou azul, prezando pela apresentação e ausência de rasura.

3. PÚBLICO-ALVO

Este concurso de redação destina-se aos alunos das três últimas séries do ensino médio da Escola José Teixeira de Albuquerque.


4. CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR

Somente poderão participar do Concurso de Redação os alunos devidamente matriculados e cursando os três últimos anos do ensino médio da Escola José Teixeira de Albuquerque.

5. COMO PARTICIPAR

Será disponibilizado no Thinkquest este regulamento.
Os alunos matriculados na escola participante que preencherem os requisitos do item 3 estão aptos a participar do concurso de redação.

6. DA INSCRIÇÃO
6.1 Primeira Etapa: Participação dos alunos
Será realizada na escola, envolvendo os alunos interessados das séries contempladas por este concurso;
Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores de português serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma. O aluno deverá transcrever a redação na folha padrão.
6.2 Segunda Etapa: Seleção da redação por turno pela escola
Os organizadores do concurso escolherão, entre todos os textos produzidos pelos alunos, a  melhor redação por turnos (manhã, tarde e noite) e por ano (1º ano, 2º ano, 3º ano e EJA).
6.3 Terceira Etapa: Escolha da redação vencedora
A Comissão Julgadora, composta por professores de História, receberá as redações encaminhadas pelos organizadores do concurso e selecionará, observando os critérios expostos neste regulamento, 1 (uma) redação vencedora de cada modalidade.
7. DO JULGAMENTO
Os critérios de seleção e avaliação para as etapas são (0 – 100 pontos):
7.1. Criatividade e originalidade do texto (0 – 15 pontos);
7.2. Adequação obrigatória ao tema e ao gênero (0 – 15 pontos);
7.3. Presença de ideia central e ideias secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância (0 – 15 pontos);
7.4. Propriedade e variedade de vocabulário (0 – 15 pontos);
7.5. Clareza de ideias e coesão (0 – 15 pontos);
7.6. Correção ortográfica, sintática e pontuação (0 – 15 pontos);
7.7. Higiene e organização do trabalho - legibilidade, margens regulares, parágrafos, ausência de rasuras etc. (0 – 10 pontos).

8. DO CRONOGRAMA:
As atividades do concurso obedecerão ao seguinte calendário:

PERÍODO
ATIVIDADE
31 de outubro a 04 de novembro
Divulgação do Concurso
07 a 09 de novembro
Realização da Primeira Etapa
10 e 11 de novembro
Realização da Segunda Etapa
16 a 18 de novembro
Realização da Terceira Etapa
21 de novembro
Divulgação do resultado e entrega de prêmios
9. PREMIAÇÃO
Os alunos vencedores de cada modalidade: 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e EJA, serão contemplados com um pendrive de 4gb.
Os professores de português dos alunos autores das redações vencedoras ganharão um prêmio de participação.

Jijoca de Jericoacoara, 31 de outubro de 2011.

e-Proinfo

Estou participando do Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. A carga horária é de 100h, e muitas atividades são postadas na plataforma da e-Proinfo. Os cursistas estão bem interessados, e na aula hoje pudemos trocar muitas ideias para nossos projetos. Estamos envolvidos, e apesar do clima "pesado" de final de ano, esses projetos estão vindo para dar uma aliviada na "tensão", haja vista que partiram da vontade dos próprios alunos as temáticas a serem desenvolvidas. Gostaria de ressaltar o compromisso e dedicação de nosso tutor José Emerson sempre se colocando a disposição para nos ajudar. Aprendi muito no decorrer das aulas, e vou tentar colocar em ação as inovações em minha prática pedagógica.

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI