sábado, 5 de novembro de 2011

DIA 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DIA DE ZUMBI!



CONCURSO DE REDAÇÃO

Regulamento

1. OBJETIVO

Em alusão ao dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (Dia do Zumbi), a Escola José Teixeira de Albuquerque, com a finalidade de promover uma reflexão sobre ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), complementada pela Lei 10.639/2003, para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que determina a inclusão, nos currículos escolares, de seus temas referentes, promove esse concurso, com o objetivo de selecionar e premiar redações feitas pelos alunos, de forma a fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio, valorizando a luta dos negros na sociedade brasileira.

2. DO CONCURSO

2.1 O gênero escolhido é o texto dissertativo argumentativo.
2.2 A redação será sobre o tema “Se o negro ainda sofre a desigualdade social nesse país, sua luta continua inspirada em Zumbi” (Alexandre Pires, cantor brasileiro).
2.3 A redação deverá ser, obrigatoriamente, redigida em folha padrão (ANEXO).
2.4 A redação deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas.
2.5 A redação deverá ser redigida de próprio punho, da forma legível, com caneta esferográfica preta ou azul, prezando pela apresentação e ausência de rasura.

3. PÚBLICO-ALVO

Este concurso de redação destina-se aos alunos das três últimas séries do ensino médio da Escola José Teixeira de Albuquerque.


4. CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR

Somente poderão participar do Concurso de Redação os alunos devidamente matriculados e cursando os três últimos anos do ensino médio da Escola José Teixeira de Albuquerque.

5. COMO PARTICIPAR

Será disponibilizado no Thinkquest este regulamento.
Os alunos matriculados na escola participante que preencherem os requisitos do item 3 estão aptos a participar do concurso de redação.

6. DA INSCRIÇÃO
6.1 Primeira Etapa: Participação dos alunos
Será realizada na escola, envolvendo os alunos interessados das séries contempladas por este concurso;
Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores de português serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma. O aluno deverá transcrever a redação na folha padrão.
6.2 Segunda Etapa: Seleção da redação por turno pela escola
Os organizadores do concurso escolherão, entre todos os textos produzidos pelos alunos, a  melhor redação por turnos (manhã, tarde e noite) e por ano (1º ano, 2º ano, 3º ano e EJA).
6.3 Terceira Etapa: Escolha da redação vencedora
A Comissão Julgadora, composta por professores de História, receberá as redações encaminhadas pelos organizadores do concurso e selecionará, observando os critérios expostos neste regulamento, 1 (uma) redação vencedora de cada modalidade.
7. DO JULGAMENTO
Os critérios de seleção e avaliação para as etapas são (0 – 100 pontos):
7.1. Criatividade e originalidade do texto (0 – 15 pontos);
7.2. Adequação obrigatória ao tema e ao gênero (0 – 15 pontos);
7.3. Presença de ideia central e ideias secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância (0 – 15 pontos);
7.4. Propriedade e variedade de vocabulário (0 – 15 pontos);
7.5. Clareza de ideias e coesão (0 – 15 pontos);
7.6. Correção ortográfica, sintática e pontuação (0 – 15 pontos);
7.7. Higiene e organização do trabalho - legibilidade, margens regulares, parágrafos, ausência de rasuras etc. (0 – 10 pontos).

8. DO CRONOGRAMA:
As atividades do concurso obedecerão ao seguinte calendário:

PERÍODO
ATIVIDADE
31 de outubro a 04 de novembro
Divulgação do Concurso
07 a 09 de novembro
Realização da Primeira Etapa
10 e 11 de novembro
Realização da Segunda Etapa
16 a 18 de novembro
Realização da Terceira Etapa
21 de novembro
Divulgação do resultado e entrega de prêmios
9. PREMIAÇÃO
Os alunos vencedores de cada modalidade: 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e EJA, serão contemplados com um pendrive de 4gb.
Os professores de português dos alunos autores das redações vencedoras ganharão um prêmio de participação.

Jijoca de Jericoacoara, 31 de outubro de 2011.

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