quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NÁUFRAGO

É possível viver sozinho? Você seria capaz?
O tema de nossas últimas aulas foi "Sociedades e História". Compreender a vida em sociedade é o principal objetivo da História. O ser humano desde os tempos antigos vive em sociedades, com suas semelhanças e diferenças. Ninguém seria capaz de viver sozinho, nem mesmo o Robinson Crusoé do livro do autor Daniel Defoe, pois ele tinha ao seu lado o nativo Sexta-feria para lhe fazer companhia e ajudar na sobrevivência. O filme Náufrago mostra a dura realidade de Chuck Noland, funcionário da FedEx, uma grande empresa de entregas, que sofre um acidente aéreo e pára numa ilha do no meio do Oceano Pacífico. Chuck sempre teve uma vida muito ocupada e era muito preocupado com seu trabalho, não reservando tempo nem mesmo para ir ao dentista. Após o acidente, onde é o único sobrevivente, sente na pele o que é estar sozinho, sem ninguém por perto para conversar. É nato do ser humano a necessidade de se comunicar e deu para perceber como foi difícil os anos que o náufrago passou isolado na ilha deserta. A "lei da sobrevivência" fez com que o Chuck (homem civilizado) tivesse que aperfeiçoar os recursos disponíveis ao seu redor, vivendo como os nossos antepassados no Período Paleolítico, longe de todas as regalias das quais estava acostumado. Perdido no "nada", passando pelo desespero da fome, da solidão, sofrendo a ausência da noiva, os questionamentos sobre a existência foram inevitáveis e teve como grande companheira a bola Wilson e o retrato do seu grande amor. Agora responda: 1) Em quais situações o náufrago teve que viver como os homens pré-históricos viviam? 2) Qual a importância de viver em sociedade? Você acha possível viver isolado? Por quê?

31 comentários:

  1. 1) Quando ele teve que usar pedras para cortar(coco,cordas,etc).Quando teve que usar paus para fazer fogo.Ele também teve que morar dentro de uma caverna,teve que caçar sua propria comida.Quando ele comecou a fazer desenhos nas pedras(desenhos rupestres).


    2)Por que convivemos com pessoas todos os dias, estamos sempre enformados, usufluimos da tecnologia,conhecemos pessoas.Acho ipossivel viver isoladamente.Porque temos que nos comunicas, temos que conhecer pessoas, temos que conhecer o mundo.Nem mesmo o Chuck Noland, que não tinha com quem conversar, teve Wilson(uma bola) como um grande amigo.


    1ano B Tarde

    Amanda Brandão
    Aline Rocha

    ResponderExcluir
  2. 01.) Quando ele sentiu na pele o que é viver sozinho em uma ilha, sem a compahia da mulher, dos amigos e dos companheiros de trabalho. Teve que ir em busca do seu pão de cada dia, pescar no mar, por exemplo, fazer fogo com madeiras e pedras, usar os objetos que restaram do trágico acidente, que foram muito úteis na sua sobrevivência, desenhar nas rochas, que teve como uma forma de desabafar seus sentimentos, como por exemplo, o desenho da sua mulher. Em fim, ele era um homem civilizado e passou a viver um pouco o Período Paleolítico.

    02.) É bem melhor e muito mais fácil, não dá pra viver sozinho, porque já podemos pegar o exemprlo de Chuck Noland. A bola Wilson foi a sua companheira, pois apesar de ela ser apenas um objeto pra nóis, para ele, ela era uma amiga, até porque ele conversava com ela como se fosse um ser humano como a gente. Viver em sociedade estamos sempre presentes nos acontecimentos mais recentes, pois temos a tecnologia ao nosso redor, como a tv e o computador, temos a ajuda da nossa família, dos nossos amigos, a forma de nos alimentar é bem mais fácil, pois já compramos nossa comida prontinha, não precisamos caçar ou pescar, entre várias outras formas, a vida em sociedade é de suma importância.

    Ana Síntia, Naiane e Marcos
    1º A, manhã.

    ResponderExcluir
  3. Quando teve que cortar cocos.Quando teve que fazer fogo.Quando quis registrar algo.Quando morou em uma caverna.Quando teve que caçar comida...

    ResponderExcluir
  4. Ter companhia pra conversar(wilson).Ter acesso a tecnologia.Conhecer mais pessoas.
    Acho impossivel viver isolado,sem alguem pra conversar,pra brigar...



    Samantha
    Raquel
    Tales
    1ºB tarde

    ResponderExcluir
  5. 1° Desde o momento que ele chegou a ilha, pois precisou ir atrás do seu própio alimento, "frabricou" suas ferramentas e morou em uma caverna.


    2° É que a pessoa não presisa de fazer tudo, pois com a ajuda dos outros fica bem mais fácil; Sim, mais é um grande desafio, pois a pessoa presisa construir sua própia sociedade.



    1° A ''TARDE''

    Grupo: Alex N°1
    Aline 2
    Bruna 9

    ResponderExcluir
  6. 1) Quando ele teve que usar madeiras para fazer fogo, usar pedras como ferramentas,quando teve que morar na caverna, caçar sua propria comida, etc...


    2) Não dar para viver sozinho, pois temos que nos comunicar, temos que viver em sociedades. Nem mesmo o Chuck Noland, com o tempo ele conheceu um amigo Wilson(uma bola) com ele conversava e o tinha como um grade amigo e companheiro.

    1ano D tarde

    Francisco Edivaldo-21

    ResponderExcluir
  7. 1-Porque o avião onde ele estava caiu,o avião era companhia onde ele trabalha,ele foi o único que sobreviveu.Ele teve que viver numa ilha pois não tinha como retornar a cidade,ele teve que viver como pré-histórico fazendo determinadas coisas como:pescar,comer peixe cru e etc...


    2-É muito importante vivermos em sociedade pois cada um de nós ajudamos as pessoas e as pessoas nós ajudam.
    Não pois precisamos das pessoas nem mesmo o cara do filme conseguiu viver sem um companheiro ele usou a bola como amigo.


    1ano A tarde

    Sara Rayane
    Maria Aline
    Valessa Fonteles

    ResponderExcluir
  8. 1°-foi quando ele percebeu que nao tinha outro meio de sobreviver,então ele começou a caçar,fogo como os homens pré-históricos,usando pau,pedras até conseguir fazer o jogo para fritar os peixes,e para se proteger do frio.
    2°-porque vivemos em grupos,familia e harmonia,e junto com as pessoas que compartilhamos,sempre torna mais facil.Não,por que voce nao tem com quem conversar,e se interagir, ou poder ter uma familia como qual outra pessoa normal.
    aluno:charles,lucas e claudemir
    1° "d" tarde

    ResponderExcluir
  9. 1) Quando ele teve que morar na caverna, teve que caça seus alimentos,teve que se virar para fazer fogo,quando começou a fazer desenhos(rupestres).

    2)Por que convivemos em grupos, temos contatos com pessoas todos os dia, temos com quem conversar.Temos a tecnologia, para nos deixar mais enformados.Acho impossivel viver isoladamente, pois até mesmo Chuck Noland, teve um amigo com quem conversa e passar seus momentos mais dificies, Wilson. Ele foi o seu grande companheiro.

    1° A Tarde

    Valleno

    ResponderExcluir
  10. quando ele utilizou a pedra como instrumento de corte,quando ele fez fogo quando ele fez desenhos nas cavernas quando teve que procurar o seu próprio alimento e quando ele comeu comida crua. , grupo:Jaine,Flavia,Erlandia e nagilane.

    ResponderExcluir
  11. 1)No momento em que ele fez do patins de gelo uma faca para cortar o coco para ele se alimentar,quando ele precisou do fogo e fez com os pauzinhos(depois de muito tempo e de muita batalha ele conseguiu)e quando ele registrou tudo que ele fazia nas pedras com o seu propio sangue e dormiu em uma caverna, e procurou seu propio alimento.

    2)A importancia de viver em sociedade e muito importante porque vivendo em sociedades nos temos amigos que podem nos ajudar sempre nas horas dificeis e vivendo isoladamemte nao temos a quem recorrer ,por que para onde voce olha so ve a solidão.Eu acho que nao é possivel viver isoladamente para algumas pessoas mas para outras sim, eu mesmo não conseguiria viver isolado eu morreria so de ver a solidao,sem um amigo,uma parceira e etc, e o dificil acesso a comidas tecnologias e muitas coisas que tem na cidade.

    1º A manha

    Thiago
    Eslayson
    victor

    ResponderExcluir
  12. 1)Quando ele teve que usar os gravetos para fazer o fogo,quando ele começou a desenhar nas pedras,carvenas(desenhos rupestres)e teve que caçar o seu proprio alimento

    2)A importâcia de viver em sociedade adquiri formação para o trabalho,viver em grupos e usufluimos da tecnologia,das moradias,etc...

    ResponderExcluir
  13. 1)Ele teve que achar uma maneira de conseguir fazer o fogo,
    teve que produzir ferramentas,ele registrou várias coisas
    nas rochas e também teve que procurar o seu próprio alimento.

    2)É por que quando precisarmos de ajuda podemos contar
    uns com os outros.
    Não,pois até mesmo as coisas mais simples precisamos
    da ajuda dos outros.


    Pricila;Conceição


    16 de setembro de2009 09:10

    1 D tarde

    ResponderExcluir
  14. 1-Quando ele foi tentar fazer fogo rodando um pedaço de madeira,ate entao descobrir que precisava de oxigenio para pegar fogo,quando ia pescar com pedaço de madeira com o bico fino para matar os peixes quando ia comer as vezes comia cru.

    2-Quando se vive em sociedade cada um ajuda o outro voçe tem sua familia,seus amigos seu emprego seu dinheiro, comida saudavel ou de seu gosto,tem gente para conversar tem medico, voçe vive mais feliz. Acho sim possivel viver isolado pois como o filme mostrou a gente aprende mais tambem e muito chato viver sozinho,mas se voçe esta feliz esta bem.

    Andreza,Janiely,Keźia

    1 A tarde

    ResponderExcluir
  15. 1)Quando ROBINSON CRUSOÈ teve que usar gravetos para fazer o fogo,quando começou a desenhar nas pedras e até mesmo para achar seu próprio alimento.


    2)Que a pessoa não se sente isolada,vive mais feliz,come o que quer, anda bem arrumado,quando está triste tem uma pessoa amiga para conversar,porém é possível sim viver isolado como no filme só depende da pessoa saber fazer as coisas.


    Creuza
    Mageyrla
    Cristina

    1 A Tarde

    ResponderExcluir
  16. 1)Quando teve que usar madeira para fazer fogo,quando foi procurar comida,quando escreveu nas pedras.


    2)Ajudar os outros,compartilhar com todos e tudo,eu acho que não nem mesmo até o homem das cavernas precisou arranjar uma bola para conversar.

    1 d Tarde

    REGIANE
    MARTA
    CLEIDIANA
    ROSINEIDE

    ResponderExcluir
  17. EZIO 1B TARDE - Nº 1125 de setembro de 2009 às 20:27

    1 Quando ele teve que comer peixe cru ,tambem fez fogo com gravetos, fez anotaçoes numa rocha e dormiu dentro de uma rocha. 2. para nos ajudarmos quando precisarmos.E impossivel alguem viver isolado,porque precisamos de uma compania para converssar ,ou quando estiver doente cuidar dela, enfim, como conseguiriamos dinheiro para sobreviver ou comprar algo. ezio13;eduardo11;mayke31 1B tarde

    ResponderExcluir
  18. 1)usar pedras para cortar,paus para fazer fogo,se abrigar em cavernas,desenhar em pedras. 2) vivendo em sociedade.nos expressamos e se comunicamos e temos realizações tanto profissional quanto pessoal.então não achamos possível viver isolados. ANDREIA,NAIARA,ÂNGELICA. 1 A tarde

    ResponderExcluir
  19. 1)Quando ele teve que usar os gravetos para fazer o fogo,quando ele começou a desenhar nas pedras,carvenas(desenhos rupestres)e teve que caçar o seu proprio alimento

    2)A importâcia de viver em sociedade adquiri formação para o trabalho,viver em grupos e usufluimos da tecnologia,das moradias,etc...



    felipe e orlean 1º ano A tarde

    ResponderExcluir
  20. 1)Tempo de viver no ambiente natural,na hora em que o homem está na caverna,os desenhos na caverna etc...

    2)É a importância de interagir com as pessoas para dialogar.Não achávamos,mais depois do filme acho que sim,porque deve ser muito chato não poder ouvir a voz de ninguém,de não poder se expressar.

    ResponderExcluir
  21. Mayko e Maria Luiza 1 A manhã
    1ª) O perssonagem principal se parecia com os homen pré-Históricos na sua aparência, barba , vestimentas etc, e nos seus habitos, pesca, caça, pinturas rupestres etc.
    2ª) Não é possível viver sem a sociedade pois dependemos dela tanto pelo lado psicológico quanto pelo economico já que sozinhos enlouqueceríamos e não teríamos o que comer e beber sem muito esforço, porém este esforço deveria vir do hábito e o homem atual não tem hábitos individuais pois foi criado na sociedade e esta apegado a ela.

    ResponderExcluir
  22. 1.Quando ele fez uma faca da pedra para descascar o coco.

    2.É importante porque as pessoas podem se ajudarem,se comunicar.E sem conversar não da para permanecer vivo.não e´possível viver sozinho.Até o homem precisou da bola para permanecer vivo.


    1.A Maria Daniele da Silva Carvalho.
    Daiane Marques Barros.

    ResponderExcluir
  23. vanessa e roberta. 1ªC tarde7 de outubro de 2009 às 09:28

    Vanessa-quando ele teve que abri o coco,não saber pescar o peixe com aquele pedaço de madeira,comer peixe cru,fazer fogo,fabricar suas próprias ferramentas,escrever nas pedras,fazer o barco, morar em cavernas etc...



    Roberta-por que em sociedade vivemos com mas segurança,um ajudando o outro quando pode,e temos com quem nos comunicar.


    Pra nos é impossível vivermos isolados por que toda pessoa precisa de outra pra se comunicar-se,de outras pessoas para consumirmos o alimento e etc...

    espero que você goste professora! beijo

    ResponderExcluir
  24. camila e gleicivane. 1ano "c"tarde7 de outubro de 2009 às 20:36

    1)A partir do momento em que ele começou a viver na ilha,passando por vários obstáculos como:caçar comida,quebrar coco,cortar madeira,fazer fogo etc...

    2)Porque nós temos acesso em nos comunicar com varias pessoas,estamos sempre informados ao que acontece em nossa sociedade e no mundo todo.
    Achamos impossível alguém viver isoladamente,sem manter contato com alguém,ou até mesmo sem companhia.O ser humano foi criado para compartilhar seus sentimentos,e não para viver isolado,solitário sem ninguém!


    Gleicivane e Camila
    1ano "c" tarde

    ResponderExcluir
  25. 1- No momento em que ele teve que procurar e fazer sua propia comida,arrancar o dente,fazer da caverna sua casa e pintar o rosto de sua noiva nas paredes da caverna, e também marcar os mese e os anos que se passavão.

    2-É importante você saber que não estar isolado, que existe pessoas ao seu redor e que cada pessoatem algo para fazer.Não é possivel viver sozinho pois sentimos a necessidade de conversar e de viver em geral com algem.

    ResponderExcluir
  26. 1) Quando precisou s e alimentar, se aquecer, tratar de seu dente, lembrar de sua amada e sair da ilha.

    2) Por que cada um ajuda o outro. Viver em sociedade é importante, pois é necessário para ter com quem conversar, discutir modos, costumes... É possível por quê a necessidade é a mãe da criação.

    Jeiciele e Pâmela!!
    1 "C" Tarde!

    ResponderExcluir
  27. 1-primeiramente de viver isolado de todos e sujeito a enfrentar vários obstáculos naquela ilha,ele teve que aprender a pescar,fazer fogo,fez pinturas nas pedras,comeu coco,depois fez da bola seu amigo para ter com quem conversar.
    2-Viver em sociedade é importante porque cercados de amigos verdadeiros é que temos com quem desabafar e contar
    nossos problemas.A importancia de uma sociedade é que ela ajuda a compreender seus costumes e faz com que as pessoas fiquem conhecedoras como é trabalhar em sociedade.
    Não é possível viver isolado,porque não temos com quem se comunicar e estamos longe de um mundo em que somos acostumados a viver.
    dupla:Kélvia Nunes e Elinete Souza
    Números:23 e 27.

    ResponderExcluir
  28. 1)A partir em que ele começou;pescar,caçar lenha comer peixe cru escrever nas paredes desenhar e várias outras coisas.


    2)Muita,pois precisamos de cada pessoa que existe na terra.Acho que não,pois o ser humano já se adaptou com tudo muito fácil,com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  29. 01) CORTAVA COCO COM PEDRA,PESCAVA PEIXE LANÇANDO COM PAUS.
    ESCREVIA E DESENHAVA NAS CAVERNAS.

    02) NÃO DÁ PRA VIVER SOZINHO PORQUE SEM A AJUDA DOS OUTROS FICA MUITO DIFICIL SE COMUNICAR.

    ResponderExcluir
  30. esse fiome e muito emocionante ele disperta varios sentimentos.

    ResponderExcluir
  31. qual foi a epóca historica e social desse filme?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI