sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LITERATURA E REALIDADE


Minha leitura semana passada foi o clássico O QUINZE, da espetacular escritora cearense Rachel de Queiroz. Bom, a história relata a saga de retirantes cearenses na seca de 1915. 
Fui visitar minha avó materna, que mora beeeeem no interior. Fiquei muito triste ao ver a realidade que se encontra: a cacimba (poço) está praticamente seco. Vendo minha prima relatar a ida dela até um açude (muito longe) para lavar roupa, e chegando lá tinha mulheres com filhos de todas as idades me veio em mente o livro O Quinze. O marido dela tocando o gado até esse açude para beber água (sim, o mesmo que lavam roupa). Triste saber que um problema enfrentado a tantos e tantos anos no Nordeste ainda não tenha solução. Quase 100 anos passados da seca de 15 e, mesmo com tanta tecnologia, o sertanejo ainda sofre com a falta de água. Não vejo políticas públicas voltadas para a solução desse problema. Quem se importa? Ano que vem tem Copa do Mundo! Sobra ao nordestino a fé em São José e esperar para que chegue logo o "inverno", e que seja bom... E que esse poço encha de água boa novamente...

Foto: TRISTE...
Minha leitura essa semana é o clássico O QUINZE, da espetacular escritora cearense Rachel de Queiroz. Bom, a história relata a saga de retirantes cearenses na seca de 1915. 
Hoje fui visitar minha avó materna, que mora beeeeem no interior. Fiquei muito triste ao ver a realidade que se encontra: a cacimba (poço) está praticamente seco. Vendo minha prima relatar a ida dela até um açude (muito longe) para lavar roupa, e chegando lá tinha mulheres com filhos de todas as idades me veio em mente o livro O Quinze. O marido dela tocando o gado até esse açude para beber água (sim, o mesmo que lavam roupa). Triste saber que um problema enfrentado a tantos e tantos anos no Nordeste ainda não tenha solução.  Quase 100 anos passados da seca de 15 e, mesmo com tanta tecnologia, o sertanejo ainda sofre com a falta de água. Não vejo políticas públicas voltadas para a solução desse problema. Quem se importa? Ano que vem tem Copa do Mundo! Sobra ao nordestino a fé em São José e esperar para que chegue logo o "inverno", e que seja bom... E que esse poço encha de água boa novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI