segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atividade 1.1 - A imagem da escola



MOMENTO 1
Vivemos atualmente inseridos num mundo onde as inovações tecnológicas estão muito presentes no nosso dia a dia. Infelizmente nossa sociedade não acompanhou essas mudanças e o que podemos perceber é uma enxurrada de informações das quais muitas vezes não sabemos como lidar. O papel do professor em meio a tudo isso tem sido altamente questionado. Se não adere às novas tecnologias é obsoleto, se tenta inovar suas aulas, muitas vezes não dispõe de recursos necessários na escola. Partindo dessa reflexão, ao verificar o que um site de busca apresenta para as imagens “aula professor escola” pude constatar que ainda temos a permanência, apesar de tudo, da pessoa do professor como figura central do processo de aprendizagem. Mesmo com tantos recursos tecnológicos, a imagem do professor escrevendo no quadro com giz permanece.


O ensino tradicional está arraigado em nossa sociedade e acredito que essa postura perdurará ainda por um bom tempo. Nós professores somos frutos dessa pedagogia. Aprendemos assim. Nossa geração está sendo responsável pela mudança. Agora que nossos alunos estão entrando em contato com novas formas de aprender. Analisando as imagens, podemos perceber essa “sensível” mudança, pois à medida que temos o professor com o giz na mão, o quadro negro e as carteiras dispostas em filas, podemos perceber também, professores usando multimídia, computadores e televisão.

Com relação a postura do aluno, as imagens retratam, mesmo nas aulas expositivas, alunos levantando a mão, possivelmente para um questionamento, mexendo em computadores, praticando atividades físicas e apresentando danças. Entretanto, na sala de aula o que predomina ainda é o ato de copiar explicações e responder atividades. 

MOMENTO 2
 
Observando a escola que trabalho, pude perceber que somos uma escola que instiga no aluno a participação, o protagonismo juvenil e a busca pela cidadania. Participamos ativamente de projetos, de gincanas, de apresentações... Caminhamos, mesmo que a passos tímidos, no caminho para uma educação verdadeiramente de qualidade.

FOTOS DA EEM JOSÉ TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE













 

Um comentário:

  1. Muito bom seu trabalho, Adriana. Bem fundamentado e muito bem ilustrado. Não queremos de fato uma escola de fachadas apenas, mas precisamos construir na escola uma imagem que vá além das lentes. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!

Ao redigir um comentário, tenha em mente que passará pela minha moderação, ou seja, se não for algo pertinente ao assunto do tópico, será deletado.

Paz e bem!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI