sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ESTUDO DAS FONTES HISTÓRICAS

Iniciando os estudos sobre fontes históricas no 6º ano, começamos pela TRADIÇÃO ORAL, que é uma cultura transmitida verbalmente de geração em geração. Para nossa VIVÊNCIA, foi traçado com a turma um questionário e convidado idosos para uma entrevista.

6º ANO A - Sr. Braga



 6º ANO B - Sr. Osmar






A aula foi bastante proveitosa pois os alunos se comportaram realmente como protagonistas de seu aprendizado, sabendo esperar a hora de perguntar, a postura foi adequada e o tom de voz foi bom também.  Foram muito curiosos e perguntaram coisas além do que foi traçado. Acredito que os alunos compreenderam bem essa fonte histórica e que os depoimentos dados por esses idosos puderam servir de lição de vida para todos.
 

CONCEITUANDO...

TRADIÇÃO ORAL

Os historiadores fazem o uso da tradição oral, que são narrativas de pessoas sobre o acontecimento em outros tempos. Fazem pesquisas por meio de entrevistas e utilizam esses dados para a escrita da História.
Os depoimentos orais possibilitam que as pessoas comuns participem da História, expressando suas ideias, crenças e experiências.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

De volta...

Depois de passar uma grande temporada no Ensino Médio, esse ano retorno ao Ensino Fundamental com minha linda e amada disciplina. 

As aulas já retornaram. Ao fazer a apresentação com os alunos e as sondagens iniciais percebi que todas as turmas tem uma grande rejeição com o estudo da História e os motivos são sempre os mesmos: ainda tem a visão de que é decorativa, que só trata de coisas do passado. Meu trabalho será intenso na busca pela valorização e compreensão da História enquanto conteúdo fundamental na formação do ser humano enquanto cidadão crítico, participativo e consciente de seus direitos e deveres

Antes de compreender a História como narração de fatos importantes para a sociedade, tentei passar logo na primeira aula que tudo o que fazemos é história e que temos que nos conhecer primeiro antes de iniciar qualquer outro estudo.

Para isso, a dinâmica de apresentação nas turmas de 9º ano foi MINHA HISTÓRIA DE VIDA. Em trios, foi dado um tempo determinado para conversarem e trocarem informações sobre suas vidas, momentos importantes, desejos e expectativas. Depois foi feito uma roda onde os alunos apresentavam seu colega. O momento foi bastante produtivo pois puderam falar, ouvir e escrever.



Com o 6º e o 8º ano fiz uma dinâmica diferente. Entreguei a cada um uma folhinha e formei duplas. Tiveram um tempo para trocar informações sobre suas vidas e depois apresentar para a sala o colega. Dessa forma expliquei que o conhecimento a valorização da história de quem está próximo a nós também é estudo da História. As folhas foram recolhidas e coladas na árvore Baobá (onde foi contada também a sua história. Já ouviu falar? Clique aqui para conhecer mais sobre essa grande árvore).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

V CARAVANA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA NAS ESCOLAS

Postagem mais do que atrasada!
A V Caravana da Cultura Afro Brasileira nas escolas aconteceu em novembro. Como sempre, foi um sucesso!!!

Os alunos realmente foram protagonistas e souberam transmitir bem o que estudaram. 
Ver a alegria deles não tem preço e não há nada mais gratificante para um professor do que ver que seus alunos "aprenderam a lição". A saudade já é grande de todos os momentos vividos juntos.

Todos pela valorização da cultura afro brasileira!!!

















Olá!

Olá pessoal!
Percebo que meu blog tem muitas visualizações. Fico feliz. Sempre digo que vou atualizar e acabo deixando de postar. Mais uma vez tentarei fazer mais postagens. Felicidades a todos!



TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI