segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FUNCEME x PROFETAS DO TEMPO

Aqui no Nordeste, o período chuvoso que costuma ser no primeiro semestre, é chamado de INVERNO.

Nos últimos três anos não tivemos bons invernos, portanto, rios, lagoas, açudes e cacimbas estão praticamente secas. Veio um grande medo: será que teremos outra seca do QUINZE, assim como há cem anos atrás?

A FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricosnão foi nada animadora em sua previsão, divulgando o pior prognóstico dos últimos anos, que o Ceará tem 64% de chance de ter mais um ano de seca!

Itapajé - CE

Dos 184 municípios cearenses, 176 estão em estado de emergência por conta da estiagem. 

Em contra partida, temos os PROFETAS DA CHUVA, que de acordo com suas observações da natureza, estão bem otimistas. 

profestas da chuva


Temos aqui a ciência e o senso comum.
Quem tem razão?

Esses últimos dias tem sido chuvosos. Vamos observar e confiar que haverá chuva, tirando da seca nosso povo.

Quer saber mais? Clique nos links abaixo:

Ceará tem 64% de chance de ter mais um ano de seca, revela Funceme


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Achados...

CARTÕES TELEFÔNICOS

Dando uma geral nas minhas coisas que ainda se encontram na casa dos meus pais, vi meus cartões telefônicos. Deu muito trabalho juntá-los, muitos foram comprados.

Ao ver cada um deles, me imaginei idosa, rodeada de netos curiosos, tentando explicar como eram usados "No meu tempo para fazer uma ligação..." 

Contabilizei 2871, pouco ainda para se considerar uma "colecionadora" de fato, haja vista que um dos maiores colecionadores do Brasil tem mais de  23 mil. São várias coleções de pássaros, flores, fotos antigas, bandeiras, curiosidades, etc. Infelizmente com o tempo isso foi se acabando e os mais recentes só tem propagandas da empresa. Acredito que hoje em dia ninguém coleciona mais, pois não tem mais graça os cartões novos.

Lembro-me que pedia aos mais próximos: "Quando acabar as unidades você me dá?". Passava nos orelhões observando, pois sempre tinha pessoas que deixavam por lá.

O nome que se dá ao colecionador é telecartofilista.

Quantas histórias cada um deles ouviu? Notícias boas, ruins, choros, alegrias... Observando na esquina da minha rua, um telefone público destruído, me deu uma tristeza em pensar que vivemos num país que banaliza o que é "público" como se não fosse de ninguém, sem se dar conta que é meu, seu, nosso!

Com a onda de celulares pouco são utilizados. Deveriam ser preservados, pois ao meu ver dá um charme diferente para a cidade, inclusive tem locais que os telefones públicos são atrações turísticas. Passear em Londres e não tirar uma foto na clássica cabine é mesmo que não ir!

Segue abaixo a foto da minha coleção!







TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI