quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ÁGUA DOCE, DOCE ÁGUA!

Analisando esse problema da falta de água, em especial na minha querida e amada cidade de São Paulo, algo surreal, faltar água por aqui no Ceará nem é espanto, mas na Terra da Garoa me faz simplesmente acreditar em fim dos tempos.

Bom, o discurso ECONOMIZE ÁGUA, CUIDE DAS TORNEIRAS PINGANDO, NÃO DEMORE NO BANHO é muito antigo, desde que me "entendo por gente" escuto, tanto fora como dentro de casa. Hoje, mais ainda, valorizo os ensinamentos dos meus PAIS!

Tinha pessoas próximas a nós que ao invés de varrerem a calçada, "empurravam" as folhas das árvores com a mangueira, derramando água por muito tempo. Achava estranho meus pais nunca fazerem isso. Conforme fui crescendo, fui compreendendo!

Meu pai e seus irmãos andavam quilômetros atrás de água, no lombo de jumento, enchendo as "cabaças" e garantindo assim esse tão valioso líquido para o banho e para o alimento. Imagina uma criança fazendo isso! "Rotina difícil, a gente se lavava com pouca água, não podia esbanjar não, pois a gente buscava de longe" meu velho acaba de me
relatar.

Com a cruel seca de 1958, as famílias dos meus pais tiveram que sair do Ceará.

Minha família paterna viajou por longos dias num pau de arara para Goiás. Imagina o sofrimento de meus avós com 6 filhos, o mais velho com 10 anos e mais nova com 7 meses. VINTE E DOIS dias de viagem.

Minha família materna foi para o Maranhão. Por lá muitos pegaram malária, inclusive minha mãe. A irmã caçula dela morreu disso, era pequena, não resistiu.

INFELIZMENTE, essa história que apenas ouvia falar estou testemunhando, vendo lugares aqui próximos totalmente secos, lagoas, açudes, rios... Vendo pessoas carregarem água de longe, não mais de jumento, mas em motos ou carros. Os galhos das árvores secos, o céu mais azul do que nunca, sem nuvens para dar esperança de chuva.

Esses dias vi uma propaganda publicitária dizendo SEM ÁGUA SOMOS TODOS MISERÁVEIS.
De fato! A falta dela acarreta danos não só no nosso dia a dia, mas na pecuária, na indústria...EM TUDO! Gera desemprego, eleva o preço dos produtos...

No mais, gostaria de acreditar que essa crise fará o povo se conscientizar. É trágico pensar que quando a água voltar as torneiras o povo vai manter os hábitos de desperdício.


Quero confiar que esse caos não será em vão, e que as gerações futuras sejam conscientes. O que puder fazer para ter filhos responsáveis nesse sentido farei!





TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI