segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Que rumo nosso país está levando?

Hoje fiquei muito entristecida com a notícia da morte do cinegrafista da Rede Bandeirantes de TV. Estava simplesmente cobrindo a reportagem sobre as manifestações no Rio de Janeiro contra o aumento das passagens de ônibus. FATALMENTE foi atingido por um rojão, que amassou seu crânio e provocou hemorragia. Depois de ficar em coma, hoje pela manhã teve morte cerebral.

Dizem que o "Gigante acordou"... Será? O que percebo nessas manifestações são arruaças e pessoas rebeldes sem causa que querem aparecer. O ideal seria se essas manifestações fossem pacíficas, com o povo realmente no intuito de alcançar seus objetivos, mas infelizmente pessoas com más intenções se infiltram nesses movimentos, atrapalhando quem realmente quer fazer a diferença.

Lamento muito, muito mesmo a morte desse homem. Espero que a justiça (ahh justiça...) seja feita, que os responsáveis sejam punidos.

Deu nó na garganta ler o depoimento de sua filha... Confiram:


Acontecimentos históricos do mês de fevereiro

Fatos históricos no mês de fevereiro


Dia 2
O Tratado de Guadalupe Hidalgo acaba com a guerra entre Estados Unidos e México, iniciada em 1846. Os mexicanos perdem a região correspondente ao Arizona, Califórnia, oeste do Colorado, Nevada, Novo México, Texas e Utah.
Em 1848, no México

Eu me lembro
"Os Estados Unidos da América e os Estados Unidos Mexicanos, incentivados por um desejo sincero de colocar fim às calamidades da guerra que infelizmente existe entre as duas repúblicas e estabelecer uma base sólida de relações de paz e amizade, o que deve conceder benefícios recíprocos aos cidadãos de ambos (...), assinam o Tratado de Paz, Amizade, Limites e Doação."
Trecho do Tratado de Guadalupe Hidalgo

Dia 3
O espanhol Pedro de Mendoza funda Buenos Aires, batizada Santa Maria de Buen Ayre. A cidade passou a ser invadida por índios, que expulsaram os espanhóis. Em 1580 eles voltariam para uma nova fundação.
Em 1536, na Argentina

Dia 5
Depois de outros dois conflitos no século 3 a.C., chega ao fim a Terceira Guerra Púnica, entre a república de Roma e o império de Cartago. Iniciada quatro anos antes, ela resultou na hegemonia romana sobre o mar Mediterrâneo ocidental e na destruição da rival Cartago, reduzida a uma província costeira, chamada de África.
Em 146 a.C., no norte da África

Dia 7
Uma assembléia russa escolhe Mikhail Fyodorovich Romanov como novo czar. Ele sucedeu Fyodor I, morto em 1598, ocasionando um período de desordem interna no país. Mikhail foi o fundador da dinastia Romanov, que permaneceu no poder até ter início a Revolução Russa, em 1917.
Em 1613, na Rússia

Dia 8
Mary Stuart, rainha da Escócia, é decapitada no castelo de Fotheringhay. Ela estava na Inglaterra desde 1568, quando foi obrigada a abdicar do trono. Mary, que era católica, procurou abrigo com sua prima Elizabeth, a rainha inglesa, protestante. Elizabeth a condenou porque temia conspirações que poderiam levar Mary ao trono inglês.
Em 1587, na Inglaterra

Dia 16
A primeira estação da Luz é inaugurada para servir de parada da São Paulo Railway, estrada de ferro entre Jundiaí e Santos responsável pelo escoamento da produção de café. O local se tornou importante porta de entrada em São Paulo. Outra estação maior surgiria em 1901.
Em 1867, em São Paulo

Dia 22
Na madrugada de um sábado de Carnaval, parte do edifício Palace II, na Barra da Tijuca, desaba, mata oito pessoas e deixa 150 famílias desabrigadas. O prédio foi construído pela empresa Sersan, do então deputado federal Sérgio Naya, apontado como responsável pelas falhas de estrutura.
Em 1998, no Rio de Janeiro

Eu me lembro
"Eu morava no Palace II e dormia com minha família quando aconteceu. Os bombeiros haviam evacuado o prédio, mas não nos chamaram e só acordamos quando tudo sacudiu. As escadas ficaram interditadas pelos entulhos e só saímos porque, por milagre, o elevador funcionou. Ficamos na porta do edifício até nos levarem para dormir num motel, sem dar explicações. Ficamos só com a roupa do corpo, humilhados. O tempo passou, fui morar na casa da minha avó e só recebemos uma das três partes da indenização."
João Paulo Vasconcelos, carpinteiro

Dia 24
O palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867 para ser a residência do barão de Nova Friburgo, é solenemente inaugurado como a nova sede da Presidência da República, que antes ficava no palácio do Itamaraty. O governo federal permaneceu no local até 1960, ano da inauguração de Brasília.
Em 1897, no Rio de Janeiro

Dia 27
Um incêndio destrói o Reichstag, o Parlamento alemão. O chanceler Adolf Hitler culpa os comunistas e promulga um decreto abolindo as liberdades fundamentais do país. Em março, ele conquistaria plenos poderes e iniciaria a ditadura nazista.
Em 1933, em Berlim

Dia 28
Um mês e 11 dias depois do início dos ataques aéreos a Bagdá, um cessar-fogo põe fim à Guerra do Golfo. O conflito começou quando o Iraque invadiu o vizinho Kuwait e anunciou sua anexação, em agosto de 1990. Em janeiro de 1991, os Estados Unidos interferiram no conflito, que matou cerca de 100 mil iraquianos e 293 americanos.
Em 1991, nos Estados Unidos

Eu me lembro
"Estava na Arábia Saudita, como piloto de helicópteros, e me senti muito aliviado quando a guerra começou: eu poderia agir. Mas o sentimento veio em dobro com o cessar-fogo. Durante o conflito, transportei colegas mortos e feridos. Apesar de defender meu país, eu nunca desejei a guerra e sentia pesar pelo povo iraquiano. Ainda lembro da alegria no acampamento com a notícia do fim. Mesmo assim, os mortos do Golfo não frearam os últimos conflitos."
Jack Rostetter, contador americano

6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil





A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Existe uma fase final para 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz mais uma vez o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!


Participei ano passado e conseguimos chegar até a 4ª fase. Esse ano, apesar de não estar lecionando as alunas da equipe, pretendo participar novamente! Vale muito a pena a experiência, sem contar que os professores tem acesso a um curso!

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI