sexta-feira, 15 de novembro de 2013

III CARAVANA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA

Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu a III Caravana da Cultura Afro Brasileira. Esse ano, com nova rota: segundo dia visitou-se as cidades de Bela Cruz, Marco e Morrinhos.

Fico muito feliz e satisfeita com o resultado do trabalho. Ver os alunos realmente sendo protagonistas do seu conhecimento, apresentando segurança no estudo desenvolvido, defesa de suas ideias e pontos de vista, e o melhor: o desejo de romper os estereótipos com relação aos afrodescendentes.

CARAVANA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA - OFICINAS


Dando continuidade ao trabalho desenvolvido da Caravana da Cultura Afro Brasileira, realizamos quatro oficinas com os alunos selecionados. Nessas oficinas fizemos estudos sobre a História da África, realizamos dinâmicas, galeria de artes. Estou feliz com o trabalho e com a dedicação de cada aluno nessa atividade. Para a Caravana regional, foi selecionado (com muita dificuldade) apenas dez alunos. Se fosse possível, todos seriam escolhidos, pois cada um tem dado o seu melhor.


1ª Oficina









2ª Oficina


























3ª Oficina







4ª Oficina




Leitura da semana

Para o feriadão de 15 de novembro, escolhi como leitura o clássico de Jorge Amado: Gabriela, Cravo e Canela. Leitura envolvente, retrata o auge do ciclo do cacau na Bahia e o cotidiano da pequena cidade de Ilhéus. Conta amores, desamores, poderosos coronéis, mulheres sensuais e principalmente, o amor do árabe Nacib pela sertaneja Gabriela. Indico.

LITERATURA E REALIDADE


Minha leitura semana passada foi o clássico O QUINZE, da espetacular escritora cearense Rachel de Queiroz. Bom, a história relata a saga de retirantes cearenses na seca de 1915. 
Fui visitar minha avó materna, que mora beeeeem no interior. Fiquei muito triste ao ver a realidade que se encontra: a cacimba (poço) está praticamente seco. Vendo minha prima relatar a ida dela até um açude (muito longe) para lavar roupa, e chegando lá tinha mulheres com filhos de todas as idades me veio em mente o livro O Quinze. O marido dela tocando o gado até esse açude para beber água (sim, o mesmo que lavam roupa). Triste saber que um problema enfrentado a tantos e tantos anos no Nordeste ainda não tenha solução. Quase 100 anos passados da seca de 15 e, mesmo com tanta tecnologia, o sertanejo ainda sofre com a falta de água. Não vejo políticas públicas voltadas para a solução desse problema. Quem se importa? Ano que vem tem Copa do Mundo! Sobra ao nordestino a fé em São José e esperar para que chegue logo o "inverno", e que seja bom... E que esse poço encha de água boa novamente...

Foto: TRISTE...
Minha leitura essa semana é o clássico O QUINZE, da espetacular escritora cearense Rachel de Queiroz. Bom, a história relata a saga de retirantes cearenses na seca de 1915. 
Hoje fui visitar minha avó materna, que mora beeeeem no interior. Fiquei muito triste ao ver a realidade que se encontra: a cacimba (poço) está praticamente seco. Vendo minha prima relatar a ida dela até um açude (muito longe) para lavar roupa, e chegando lá tinha mulheres com filhos de todas as idades me veio em mente o livro O Quinze. O marido dela tocando o gado até esse açude para beber água (sim, o mesmo que lavam roupa). Triste saber que um problema enfrentado a tantos e tantos anos no Nordeste ainda não tenha solução.  Quase 100 anos passados da seca de 15 e, mesmo com tanta tecnologia, o sertanejo ainda sofre com a falta de água. Não vejo políticas públicas voltadas para a solução desse problema. Quem se importa? Ano que vem tem Copa do Mundo! Sobra ao nordestino a fé em São José e esperar para que chegue logo o "inverno", e que seja bom... E que esse poço encha de água boa novamente...

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FILME: MENINO DE CARVÃO

Caros alunos do 2º A e B (Noite):
Assistimos ao curta metragem Menino de Carvão. Infelizmente é uma triste história e o final não foi o que esperávamos.

Solte sua criatividade e dê um novo rumo a essa história:
O que poderia ter acontecido com ele? E com seus pais?

TRABALHO PARCIAL DE HISTÓRIA 2º ANO CLIQUE AQUI